Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE realiza 6° Encontro dos ATUS e comemora a liderança na distribuição de imagens de satélite

por INPE
Publicado: Ago 19, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 19 de agosto de 2005

Entre os dias 22 e 26 de agosto, acontece o 6º EATUS - Encontro de Atendimento aos Usuários, nas dependências do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, em Cachoeira Paulista. Destinado a pessoas envolvidas com a distribuição e comercialização de imagens de satélites, o evento visa o treinamento e reciclagem, além de ser um fórum para discussão de questões que envolvam o atendimento aos usuários de imagens dos satélites de sensoriamento remoto oferecidas pelo INPE, através da DGI - Divisão de Geração de Imagens.

Com a participação de núcleos de atendimento aos usuários de diversos estados - além do ATUS de Cachoeira Paulista e São José dos Campos -, esta edição do EATUS ocorre em circunstâncias especiais, já que o Brasil alcança a liderança em distribuição de imagens, com o satélite CBERS-2. A política pioneira do INPE de distribuição pela internet alcançou o patamar de 100.000 imagens fornecidas em 1 ano. Para facilitar o acesso dos usuários às imagens de satélites, o Instituto criou o Centro de Dados de Imagens de Sensoriamento Remoto, que pretende disponibilizar todo o acervo do INPE pela internet.

Também estão disponíveis à comunidade as imagens do satélite LANDSAT, das décadas de 70 e 80, consideradas históricas. "Isto é marco em termos de facilidades de acesso a este tipo de ferramenta, já que a maior parte das imagens deste acervo são oferecidas sem custo e contemplam diversas áreas de interesse, como agricultura, meio ambiente, entre outras. Além disso, a distribuição de imagens pela internet é uma nova realidade que beneficia a área de educação, o pequeno usuário desta tecnologia e o serviço público em geral", informa Luis Geraldo Ferreira, da DGI.

Dentre os palestrantes do 6º EATUS, estarão presentes o coordenador geral de Observação da Terra (OBT/INPE), Gilberto Câmara, apresentando a "Política de Satélite da OBT/INPE para o Brasil"; o coordenador do Programa CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Observação da Terra), Jânio Kono, falando sobre o próximo satélite da série, o CBERS-2B; e a coordenadora do Projeto EDUCASERE, Tânia Sausen, que irá abordar a atuação do sensoriamento remoto na área da educação.

Durante o evento serão realizados curso e workshop, além de uma mesa redonda para discutir questões sobre o atendimento aos usuários de imagens de satélites.

Para mais informações acesse a página: http://www.dgi.inpe.br/usr/encontroatus-6/programa.htm, ou entre em contato com o coordenador do evento, Luis Geraldo Ferreira, pelo telefone (12) 3186-9235 ou 3186-9271.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.