Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE e CNEN assinam acordo para instalação do Laboratório de Fusão Nuclear

por INPE
Publicado: Set 12, 2016
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 12 de setembro de 2016

Termo de cooperação firmado nesta segunda-feira (12/9) permitirá a instalação do Laboratório de Fusão Nuclear (LNF), da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), nas dependências do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O documento, assinado por Leonel Perondi e Renato Cotta, respectivamente diretor do INPE e presidente da CNEN, estabelece ainda as condições para a cessão de uso e compartilhamento de infraestrutura, facilidades e recursos humanos para a realização de atividades e projetos comuns às duas instituições, relativos à pesquisa em fusão nuclear.

O Laboratório de Fusão Nuclear funcionará nas instalações do Experimento Tokamak Esférico, junto ao Laboratório Associado de Plasma do INPE, em São José dos Campos (SP).

Os recursos necessários às atividades do Laboratório de Fusão Nuclear continuarão alocados em ações orçamentárias da CNEN. As atividades em fusão nuclear, desenvolvidas no INPE desde a década de 1980, deverão ser transferidas à CNEN quando concluídas as instalações do novo LFN no município de Iperó (SP), junto ao empreendimento do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB).


O presidente da CNEN e o diretor do INPE assinam o termo de cooperação


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.