Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE recebe visita do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal

por INPE
Publicado: Set 09, 2016
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 09 de setembro de 2016

Imagem INPE recebe visita do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal

O diretor do INPE, Leonel Fernando Perondi, recebeu a visita do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, acompanhado da secretária adjunta Teresa Tavares. Participaram também da visita, realizada no dia 6 de setembro, Oswaldo Duarte Miranda, vice-diretor e coordenador da CEA; Carlos Alexandre Wuensche de Souza, chefe de Gabinete; Antonio Fernando Bertachini de Almeida Prado, chefe da Pós-Graduação; João Antonio Lorenzzetti, pesquisador da OBT; e Adriana Thomé, da Assessoria de Cooperação Internacional.

O tema do encontro foi a possibilidade de cooperação em ciência e tecnologia para o espaço e a observação do Atlântico Sul, bem como o estabelecimento de parceria para pesquisa nos temas relacionados a mar profundo e sistemas de observação oceânica. Foi discutida também a definição de uma agenda comum de pesquisa dentro da iniciativa do Centro Internacional de Pesquisas dos Açores (Azores International Research Center -AIR).

O AIR pretende ser um centro de pesquisa internacional, localizado na Ilha dos Açores, cujo objetivo será fomentar a cooperação científica e tecnológica em temas ligados a ciências atmosféricas e mudanças climáticas, sistemas de energia para o Atlântico, ciência de oceanos e tecnologias associadas, ciência de dados para o Atlântico e espaço e suas aplicações.

Com vistas a fomentar a discussão do Centro junto à comunidade científica internacional, está sendo realizada uma série de workshops sobre o tema, com atores selecionados entre institutos de pesquisa, universidades e financiadores. Já foram realizadas edições dos workshops em Nova Iorque e em São Miguel dos Açores. O próximo encontro acontecerá na cidade de Bruxelas em setembro, quando o INPE será representado pelo pesquisador João Antonio Lorenzzetti.


Com a perspectiva de envolvimento do Brasil no AIR, o ministro Manuel Heitor sugeriu que um dos workshops fosse realizado em novembro no Brasil, em novembro, tendo o INPE como sede.   




Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.