Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Câmara aprova parceria entre Brasil e China para desenvolver o satélite CBERS 04A

por INPE
Publicado: Ago 25, 2016
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 25 de agosto de 2016

Imagem Câmara aprova parceria entre Brasil e China para desenvolver o satélite CBERS 04A

O Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 492/16, que contém o protocolo complementar para o desenvolvimento do satélite sino-brasileiro CBERS 04A, foi aprovado na segunda-feira (22/8) pelo Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. A matéria já está aprovada também pelo Senado Federal.

O CBERS 04A é o sexto satélite feito em parceria com a China. No Brasil, o desenvolvimento do programa CBERS cabe ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).  

Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o programa CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres, na sigla em inglês) proporciona benefícios mútuos em termos de capacitação e acesso a tecnologias de ponta, transferíveis aos setores industriais dos dois países, com participação meio a meio.

Especialistas do INPE e da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST) trabalham em conjunto no CBERS 04A. Concluídas as fases de montagem e integração, os testes do satélite serão feitos na sede do INPE, em São José dos Campos (SP). A previsão é que o processo seja iniciado em 2017. O equipamento deve ser lançado ao espaço em setembro de 2018.

A construção de mais dois satélites (CBERS-5 e 6) está em discussão no âmbito do Plano Decenal de Cooperação Espacial Brasil-China 2013-2022.

Monitoramento

As imagens geradas pelos satélites CBERS são utilizadas em programas de monitoramento do desmatamento na Amazônia, bem como em aplicações voltadas para a vegetação, a agricultura, o meio ambiente, o gerenciamento hídrico, a cartografia, a geologia, o gerenciamento de desastres naturais e a educação sobre temas ambientais.

No âmbito multilateral, Brasil e China lançaram, em 2007, a iniciativa "CBERS for África", por meio da qual são distribuídas imagens de satélite, sem custo, a países do continente africano, contribuição reconhecida internacionalmente como modelo de cooperação.

(Agência Gestão CT&I, com informações da Câmara dos Deputados)


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.