Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Brasil recebe prêmio internacional pelo monitoramento de queimadas

por INPE
Publicado: Ago 18, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 18 de agosto de 2005

O trabalho de monitoramento operacional de queimadas e incêndios florestais por meio de imagens de satélites, realizado em conjunto pelo Inpe - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia) e pelo Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, foi premiado entre os "Global 100 Eco-Tech Awards" na Feira Mundial que se realiza em Nagoya, Japão, na categoria "Tecnologias para novos desenvolvimentos em uma sociedade sustentável". Além do monitoramento, o trabalho faz estimativas de risco de fogo da vegetação e do transporte das emissões na atmosfera em todo o território nacional e em países vizinhos.

A Feira Mundial, realizada pela primeira vez em 1851, é considerada um evento internacional de primeira magnitude pelos países-sede e pelos expositores (veja texto nesta página). Na edição deste ano, que acontece no período de 25 de março a 25 de setembro, transitam cerca de 100 mil visitantes por dia.

No INPE, o diretor interino Leonel F. Perondi considera este trabalho como excelente exemplo do uso integrado das novas tecnologias, em particular a de satélites, na compreensão e solução de problemas nacionais, destacando a cooperação ímpar efetiva de muitos anos entre os Ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Meio Ambiente (MMA).

"Recebemos a notícia desse prêmio com muita satisfação. É o reconhecimento internacional que o Brasil está utilizando tecnologia de ponta, que permite o monitoramento do desmatamento e das queimadas por parte das agências de governo, comunidade científica e organizações ambientais e toda a sociedade", comemorou o presidente do Ibama, Marcus Barros.

"Esse é um dos trabalhos mais importantes que fazemos. Trata-se de um sistema de ponta, a cada dia incrementado, para que possa ser mais útil para a educação ambiental e prevenção de incêndios, e operacional para os agentes de fiscalização e para o homem do campo que faz a queima controlada", completa João Raposo, gerente de monitoramento e avaliação de risco do Proarco - Programa de Prevenção e Controle de Queimadas e Incêndios Florestais na Amazônia Legal.

De acordo com o gerente, "a transparência é a marca maior do sistema de monitoramento". As coordenadas geográficas dos focos são divulgadas a usuários especiais imediatamente após a recepção e processamento das imagens. O público em geral tem acesso aos dados algumas horas depois por meio da Internet com um sistema de informações geográficas montado para queimadas, e com opção para unidades de conservação.

Para Alberto Setzer, idealizador e responsável no INPE pelo trabalho premiado, e que vem sendo aprimorado desde 1987, a expectativa é que o prêmio contribua para o uso mais efetivo dos dados gerados e que permita a continuidade dos novos desenvolvimentos.

 Vários boletins diários são enviados por e-mail a usuários cadastrados, já em número superior a 500. Mapas diários de previsão de risco de fogo para quatro dias e mapas semanais para até um mês são gerados pelos modelos de previsão numérica de tempo. Modelos numéricos sofisticados também calculam as trajetórias das emissões das queimadas permitindo prever em quais regiões a poluição atmosférica resultante será intensa. Oito vezes por dia as unidades de conservação federais recebem informação sobre os focos de calor e potenciais incêndios florestais. Dezenas de produtos estão disponíveis para os usuários, e o trabalho foi também estendido para os seguintes países vizinhos: Bolívia, Paraguai, Peru e Venezuela.

Todas as técnicas envolvidas neste processo foram desenvolvidas no Inpe, incluindo métodos de detecção de focos com satélites, sistemas de informação geográfica, modelos de risco de fogo, etc. Os dados e produtos são distribuídos ao público sem custos, e os usuários incluem instituições governamentais federais, estaduais e municipais, empresas, ONGs diversas, e cidadãos comuns.

Castelo de Nagoya - A Associação Japonesa para a EXPO-2005 instituiu o programa de premiação "Global 100 Eco-Tech" para reconhecer as 100 tecnologias de cunho ambiental que mais contribuíram na solução de problemas globais para a criação do futuro sustentável. O comitê de análise e seleção dos premiados selecionou os 100 melhores trabalhos entre os 236 indicados limitando em 23 os prêmios a instituições não-japonesas.
O objetivo do prêmio é "promover fortemente o papel e o potencial das tecnologias que podem tornar real a co-existência Humanidade x Terra, e adicionalmente popularizar tecnologias ambientais globais e incentivar a pesquisa e o desenvolvimento; o prêmio deverá revelar e enaltecer as tecnologias ambientais que globalmente estão contribuindo para o nosso mundo."

Os trabalhos que concorreram foram selecionados pelos seguintes critérios específicos: magnitude da contribuição para a solução de problemas globais ambientais e a concretização de um futuro sustentável; inovação apropriada para a sociedade do século XXI, e; universalidade que permita o uso da tecnologia em sociedades diferentes. O valor do prêmio é de um milhão de Yens, cerca de R$ 21 mil, proporcionado pela Nihon Keizai Shimbum, Inc A cerimônia de entrega será no dia 1º de setembro, no Castelo de Nagoya.

Veja o monitoramento de queimadas em:
http://www.cptec.inpe.br/queimadas
http://www.dpi.inpe.br/proarco/bdqueimadas 
http://www2.ibama.gov.br/proarco/relatorio/boletins.htm

 


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.