Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Ciência e Políticas Públicas marcam encontro em Brasília para discutir a Amazônia

por INPE
Publicado: Jul 22, 2004
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 22 de julho de 2004

O que a Ciência tem a ver com Políticas Públicas? Como os cientistas podem contribuir em favor de objetivos nacionais para a Amazônia? Os ouvidos do Legislativo e do Executivo podem ser sensibilizados por argumentos de especialistas?

Quem busca respostas para estas antigas perguntas poderá ter a oportunidade vê-las discutidas, no próximo dia 23 de julho, em Brasília. É que nesta data será realizada a Pré-Conferência "O Conhecimento Científico e a Formulação de Políticas Públicas para a Amazônia: A Experiência do Programa LBA". O evento antecipa a III Conferência Científica do LBA - Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia - marcada para iniciar-se em 27 de julho.

Como a ciência pode ajudar

Com quase seis anos de vida, o Experimento LBA chegou a muitos resultados científicos importantes sobre o funcionamento dos ecossistemas amazônicos e sobre como esses complexos ambientes estão sendo afetados pela atual intervenção humana. Os cientistas do LBA já conhecem vários aspectos relativos aos efeitos, à dinâmica e à velocidade das alterações introduzidas na floresta.

Este saber poderia e deveria ter um papel útil na criação de políticas públicas de desenvolvimento sustentável da Amazônia, já que a ciência gera conhecimentos e análises sobre os fatores que modificam os cenários natural e sócio-econômico da Amazônia, que são interdependentes.

Presenças políticas

Na lista de convidados à Pré-Conferência destacam-se as presenças do novo presidente da Agência Espacial Brasileira/AEB, Sérgio Maurício Brito Gaudenzi; do coordenador de Meio Ambiente da Embaixada Americana no Brasil, Eric Stoner; e do secretário de Desenvolvimento Sustentável do governo do Amazonas, Virgílio Maurício Viana; bem como a de representantes de algumas das principais autarquias estatais e instituições científicas brasileiras.

O Ministério da Ciência e Tecnologia, além do Secretário de Política e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento Cylon Gonçalves, enviará o Coordenador Geral de Mudanças de Clima, Meteorologia, Climatologia e Hidrologia do Ministério da Ciência e Tecnologia José Domingos Gonzales Miguez, a Coordenadora Geral de Políticas e Programas em Biodiversidade, Ione Egler e o Coordenador Geral das Unidades de Pesquisa do Ministério, Carlos Oiti Beebeti; assim como representantes dos diretores dos Institutos Nacionais de Pesquisas Espaciais e da Amazônia (INPE e INPA) e do Museu Paraense Emílio Goeldi. João Paulo Capobianco representará o Ministério do Meio Ambiente. O Ministério da Defesa será representado pelo coronel Antônio Eliseu Dias Sommerlatt e pelo capitâo-de-mar-e-guerra Davi Santiago de Macedo, e o Ministério da Integração, pelo dr. Júlio Miragaya. A Petrobrás enviará três representantes (Edson Cunha, Nelson Cabral de Carvalho e Fernando Pellon de Miranda); o IBAMA, seu Coordenador Geral de Zoneamento e Monitoramento Ambiental, Francisco J. B. de Oliveira Filho.

Os cientistas que conduzem o Projeto LBA vão mostrar o valor estratégico das descobertas científicas que vem sendo feitas na Amazônia. O objetivo da Pré-Conferência é apresentar aos tomadores de decisão governamentais, ONGs e à sociedade civil organizada de forma geral, as principais sínteses dos resultados do LBA, para discutir formas de incorporar esses resultados às políticas públicas para a Amazônia. A meta é provocar uma reflexão sobre o papel da ciência para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Ocasião decisiva

Este caminho de desenvolvimento, pelo qual os recursos florestais são aproveitados sem inviabilizar sua renovação natural é, no entender dos especialistas, um dos mais indicados para harmonizar metas sociais como prosperidade econômica, melhoria de condições de vida de milhões de brasileiros, com um tratamento ambientalmente responsável e de longo prazo da imensa riqueza representada pela Amazônia.

Através do debate dessas questões é possível estimular ações governamentais mais adequadas para o tratamento de problemas tão complexos quanto taxas de desmatamento, alterações dos usos da terra, aceleração do efeito estufa, recuperação de áreas degradadas, chuvas ácidas, queimadas, regimes de chuvas etc.

Em resumo a Pré-Conferência do LBA vai ser uma ocasião em que lideranças acadêmicas e científicas poderão apresentar e formular seus pontos de vista diante de uma platéia com poder de decisão.

Para ler o Programa da Pré-Conferência: www.lbaconferencia.org/port/assoc_meetings_res1.htm

SERVIÇO

Pré-Conferência: O Conhecimento Científico e a Formulação de Políticas Públicas para a Amazônia: A Experiência do Programa LBA

Data: 23 de julho de 2004, às 8:30 hs.

Local: FINATEC, Edífício Finatec, Avenida L3 Norte, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Universidade de Brasília - UnB, Brasília, DF, Brasil.

Telefones para contato:

até quarta-feira, dia 21 - (11) 38368875 ou 11- 9526.1418

a partir de quinta-feira, dia 22 - (61)348-0491 / 348-0461

Informações para a imprensa: www.lbaconferencia.org/port/press.htm

Gloria Malavoglia

Assessoria de Imprensa da Conferência do LBA


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.