Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Pesquisador do INPE lança livro sobre reconexão magnética

por INPE
Publicado: Mai 13, 2016
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 13 de maio de 2016

Walter Gonzalez, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), acaba de lançar o livro "Reconexão Magnética", em parceria com o americano Eugene Parker. A obra fornece uma visão geral das pesquisas recentes nas principais áreas de aplicação da reconexão magnética (RM), incluindo planetária, física solar, magnetosfera e astrofísica.

O livro é destinado principalmente a estudantes que estão entrando neste campo, mas também servirá como um texto de referência para os cientistas estabelecidos e pesquisadores seniores.

PhD em Física pela Universidade da Califórnia (UC) em Berkeley, em 1973, Walter Gonzalez é pesquisador da Divisão de Geofísica Espacial do INPE desde 1969. Com Forrest Mozer, professor da UC Berkeley, publicou em 1974 o primeiro modelo quantitativo para reconexão magnética na magnetopausa da Terra.

Titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Gonzalez é o primeiro presidente eleito da Associação Latino-Americana de Geofísica Espacial, cientista visitante distinto da NASA e membro da Academia de Ciências do Peru, seu país de origem.

(Com informações da Ascom ABC)


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.