Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Trabalho desenvolvido no INPE premia jovem cientista

por INPE
Publicado: Ago 05, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 05 de agosto de 2005

Orientado por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, o estudante Henrique Carloto Aveiro, aluno de Engenharia Elétrica da UFSM e bolsista de iniciação científica do INPE, foi premiado pela Internacional Union of Radio Science (URSI), instituição internacional com sede na Bélgica. Seu trabalho teve a orientação do Dr. Clezio De Nardin e do Dr. Mangalathayil Abdu, da Divisão de Aeronomia da Coordenação de Ciências Espaciais e Atmosféricas (CEA) do Instituto, em São José dos Campos, e do Dr. Nelson Schuch, chefe do Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais, CRSPE/INPE, em Santa Maria.

Merecedor do "Prêmio Jovem Cientista", o trabalho intitulado "Statistical Study of Constraining Parameters in Least Square Method Applied to Gaussians Fit to Power Spectra of Simulated Radar Echoes of Electrojet Plasma Irregularities" será apresentado em Nova Delhi, Índia, no XXVIII URSI General Assembly, entre os dias 23 e 29 de outubro deste ano. O prêmio consiste em auxílio financeiro para transporte ao congresso, hotel e pagamento de boa parte das despesas, além de um jantar com o Presidente da Índia na sua residência oficial.

"O prêmio é um reflexo do excelente trabalho que vem sendo efetuado pelos pesquisadores do INPE, além da valiosa colaboração dos nossos colegas do Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais (CRSPE) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)", afirma o Dr. Clezio Marcos De Nardin.

Desenvolvido no primeiro semestre de 2005 no CRSPE/INPE, o trabalho é um estudo estatístico por algoritmo computacional aplicado a dados simulados de irregularidades de um fenômeno da ionosfera denominado eletrojato equatorial. O método consiste em guiar o algoritmo na direção de convergência evitando que as curvas assumam valores impossíveis fisicamente. "Seria semelhante a um jogo de futebol, onde é sabido que a bola deve permanecer dentro do campo. Caso a bola saia dele, o algoritmo a guia novamente para dentro, não deixando a mesma assumir posições indesejadas", exemplifica o estudante Henrique Carloto Aveiro.

A análise dos resultados deste estudo estatístico visa guiar os cientistas na busca de soluções tecnológicas para melhoria da qualidade de dados de radares científicos, uma vez que a DAE/INPE possui três radares ionosféricos instalados no Observatório Espacial de São Luís, no Maranhão, e alguns outros espalhados pelo país.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.