Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

por INPE
Publicado: Mar 08, 2016
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 08 de março de 2016

As atividades desenvolvidas no INPE, em sua sede, centros e unidades regionais, contam com a presença destacada de pesquisadoras, tecnologistas, gestoras, bolsistas, estudantes e funcionárias terceirizadas.

Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, a Direção do INPE expressa seu cumprimento e congratulação a todas as servidoras e colaboradoras, que através de seu esforço e dedicação contribuem para que o INPE se mantenha como um Instituto de referência a serviço do país.

O Dia Internacional da Mulher 2016

Sob o tema “Compromisso com a paridade” (#PledgeForParity), as Nações Unidas propõem, para o Dia Internacional da Mulher 2016, uma ação afirmativa em prol da igualdade de oportunidades entre mulheres e homens.

Levantamento recente1 , apresentado no Forum Econômico Mundial 2016, sugere que a tendência para o estabelecimento da paridade de gênero desacelerou-se no último ano.

Como forma de chamar a atenção para este fato, a Organização das Nações Unidas propôs o tema acima mencionado para uma campanha em que cada pessoa comprometa-se a apoiar a igualdade de gênero com o envio, ao sítio da campanha, de uma das mensagens2 descritas a seguir.

  • Apoiar mulheres e jovens em suas ambições.
    • O fator mais importante para a competitividade de um país é o seu talento humano, que se expressa através da habilidade e produtividade de sua força de trabalho3 .
  • Desafiar os preconceitos conscientes e inconscientes.
    • Estudos mostram que organizações e equipes balanceadas em termos de gênero apresentam desempenho superior, e que sociedades inclusivas são mais prósperas, mas que preconceitos arraigados diminuem o passo para a igualdade4 .
  • Promover uma liderança balanceada em termos de gênero.
    • Companhias com mulheres participantes de seus quadros dirigentes apresentam desempenho superior em termos de rentabilidade, crescimento líquido e valor contábil, bem como em termos de outras métricas não financeiras5 .
  • Valorizar as contribuições de homens e mulheres igualmente.
    • Incrementando a participação feminina na força de trabalho até que se iguale à do homem proporcionará um impacto positivo sobre o PIB, tanto em países desenvolvidos, quanto em países em desenvolvimento6 .
  • Criar culturas inclusivas e flexíveis
    • Após salário e benefícios, trabalhadores em oito países classificam a flexibilidade no regime de trabalho e o potencial de promoção como as características que mais valorizam na escolha de um novo trabalho7 .

 

Material e informações adicionais sobre a campanha da ONU podem ser acessados diretamente no endereço http://www.internationalwomensday.com/Theme .

Breve histórico

Em 1910, em Copenhague, Dinamarca, ocorreu a primeira Conferência Internacional da Mulher, tendo como tema principal a deflagração de campanha pelo sufrágio feminino, promovendo como principal estratégia a celebração anual de um Dia Internacional da Mulher.

A primeira celebração do Dia Internacional da Mulher ocorreu, assim, em 1911. Com mais de um milhão de participantes, distribuídos, principalmente, pela Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça, este evento propugnava o direito de mulheres votarem e serem eleitas para posições públicas. Na Rússia, o primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 1913, enquanto que na China a primeira celebração ocorreu em 1922.

A partir de 1914, foi fixado o dia 8 de março como data para a celebração anual do Dia Internacional da Mulher.

O impacto das celebrações continuadas do Dia Internacional da Mulher sobre a opinião pública se fez sentir já em 1914, quando o sufrágio feminino foi aprovado na Noruega, seguido de aprovações na Alemanha e na Grã-Bretanha, em 1918, e nos Estados Unidos, em 1920. No Brasil, o voto feminino foi aprovado em 1932, logo após Portugal e Espanha, que tiveram o voto feminino aprovado em 1931. Em alguns países, somente após a Segunda Guerra Mundial houve significativo avanço nos direitos femininos. Na França, o voto feminino foi aprovado em 1944, na Itália em 1945, enquanto que na Suíça o sufrágio feminino foi implementado somente após 1971.

Nos anos seguintes ao final da Segunda Guerra Mundial, a ONU passou a encorajar o voto feminino de forma ostensiva. Correntemente, a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra Mulheres (1979), com 188 países signatários, identifica o voto feminino como um direito fundamental.

Apesar dos evidentes avanços dos direitos da mulher no campo político, há muito ainda a ser estabelecido nos campos econômicos e sociais.

1 The Global Gender Gap Report 2015, World Economic Forum, Switzerland, 2015.
2 Tradução livre e parcial do original em http://www.internationalwomensday.com/Pledge .
3 Help women and girls achieve their ambitions. The most important determinant of a country's competitiveness is “it's” human talent via the skills and productivity of its workforce.
4 Challenge conscious and unconscious bias. Studies show that gender-balanced organizations and teams deliver stronger results, and that inclusive societies are more progressive, but ingrained bias slows the progress of equality.
5 Call for gender-balanced leadership. Companies with women board members outperform in return on equity, net income growth and price-to-book value as well as a host of non-financial measures.
6 Value women and men's contributions equally. Raising the female labour force participation rate to match that of men will have a positive impact on GDP in both developed and developing economies.
7 Create inclusive, flexible cultures. After competitive pay and benefits, workers in eight countries rank working flexibly and still being on track for promotion as what they value most in a potential job.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.