Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Bolsistas expõem trabalhos no X SICINPE

por INPE
Publicado: Ago 01, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 01 de agosto de 2005

A décima edição do SICINPE - Seminário de Iniciação Científica do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, acontece nos dias 3 e 4 de agosto, com a apresentação dos trabalhos em desenvolvimento pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/INPE.

O SICINPE faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, apoiado pelo CNPq, e tem como foco principal promover uma ênfase científica nos alunos de graduação. Podem participar graduandos de todo o país, desde que atendam a exigência de 20 horas de dedicação semanal e estabeleçam um programa de contato com o orientador.

Geralmente, a orientação se dá pela proximidade com as unidades do Instituto distribuídas pelo país: os pesquisadores de São José dos Campos orientam trabalhos de alunos da região de Vale do Paraíba; os de Santa Maria (RS), os alunos da Universidade Federal de Santa Maria, e os pesquisadores do Rio Grande do Norte, os alunos da região que podem atender as exigências do PIBIC.

O PIBIC é um incentivo à iniciação em pesquisas científicas em todas as áreas do conhecimento, dando espaço para que alunos de graduação possam desenvolver trabalhos de qualidade acadêmica e mérito científico. Além de fornecer um retorno aos bolsistas na sua formação despertando a vocação científica, o PIBIC incentiva a preparação para o ingresso na pós-graduação. "O fato de um aluno participar do PIBIC é valorizado pelas comissões que avaliam os candidatos aos cursos de pós-graduação aqui no INPE", garante Dr. José Carlos Becceneri, coordenador do PIBIC no Instituto.

Os trabalhos ficarão expostos durante os dois dias do evento, no prédio do IAI, no INPE. No dia 4 acontece a cerimônia de encerramento com a premiação do melhor trabalho com um microcomputador e do segundo lugar, com um pen-driver.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.