Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Pesquisadores discutem novo modelo de desenvolvimento urbano para o Vale do Paraíba e Litoral Norte

por INPE
Publicado: Dez 11, 2015
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 11 de dezembro de 2015

Diálogos sobre a RM Vale: Oportunidades para (Re)Pensar o Planejamento a partir de sua Dimensão Metropolitana. Em torno deste tema, pesquisadores e gestores se reúnem na segunda-feira (14/12), às 14h30, no Auditório do IP&D do campus Urbanova da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), em São José dos Campos (SP).

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), por meio do Programa Espaço e Sociedade, é parceiro do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Univap nesta iniciativa, que pretende ampliar e fomentar o debate sobre a perspectiva metropolitana na região.

Um dos objetivos é envolver os institutos e escolas da região, para aproveitar suas diferentes competências e identificar agendas técnico-científicas comuns e, ainda, estabelecer um projeto inovador de pesquisa e desenvolvimento com benefícios sociais e comunitários.

Além de pesquisadores da Univap e do INPE, o colóquio terá representantes da RM Vale, AGEMVALE, do governo estadual e de prefeituras da região, Parque Tecnológico de São José dos Campos, Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), IBGE, Cemaden, Universidade de Taubaté, Unifesp, Fatec, Engenharia Ambiental da Unesp, entre outras instituições.

Para os pesquisadores, é essencial e urgente discutir os riscos e oportunidades de uma região que possui alta capacidade institucional para a inovação. A ideia é abrir e ampliar o debate sobre o que é ser cidadão em uma dimensão metropolitana no século XXI no Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Assim, estará em discussão um novo modelo de desenvolvimento urbano, que associe a promoção da equidade e a participação efetiva, e cidadã, de agentes e grupos cujas vozes ainda não são percebidas. 


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.