Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Brasil organiza sua segunda SEMANA NACIONAL DE C&T

por INPE
Publicado: Jun 15, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 15 de junho de 2005

Depois da bem sucedida experiência da primeira edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em 2004, o Brasil se organiza para sua segunda edição que traz como mote o tema "Brasil Olhe para a Água". Coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo Federal com a colaboração e a participação das universidades e institutos de pesquisa, escolas, centros e museus de ciência, associações e sociedades científicas, fundações de amparo à pesquisa, parques e jardins botânicos, comissões de C&T das casas legislativas, empresas públicas e privadas, meios de comunicação, órgãos governamentais e da sociedade civil de todo o País, a meta para este ano é de se atingir 1000 municípios. Em 2004, a Semana contou com a participação de mais de 500 instituições de ensino e pesquisa e 1.842 atividades aconteceram em 252 municípios.

Aberta a todos os interessados, a Semana tem como objetivo primordial mobilizar a população em geral, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades científicas, com a finalidade de destacar a importância da Ciência e o impacto de suas aplicações na vida de cada cidadão e no desenvolvimento do País, contribuindo assim, para a formação de uma sociedade brasileira cientificamente mais letrada.

Entre as muitas atividades a serem realizadas em todo o país estão: 'Dias de portas abertas' em instituições de pesquisa e universidades; festivais e feiras de ciência; concurso para crianças e jovens; oficinas para o público; atividades unindo ciência, cultura e arte; ida de cientistas às escolas; palestras e discussões públicas sobre temas científicos de interesse geral; jornadas de iniciação científica; produção de mapas da ciência; exibição de filmes e vídeos científicos; excursões científicas; entrevistas, debates e documentários nos jornais, rádios e TVs sobre temas de ciência e tecnologia.


Site da Semana Nacional de C&T 2005 já está no ar

As instituições interessadas em organizar eventos para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia já podem se cadastrar na internet, por meio de formulário com dados para contato.

O site oficial da Semana já está no ar (http://semanact2005.mct.gov.br/) e, a partir do dia 15 de junho, também estará disponível o formulário para o cadastramento das atividades que cada estado está programando para o evento. Sob coordenação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a Semana Nacional de C&T será realizada de 3 a 9 de outubro.

Com informações completas sobre a Semana (o que é, como participar, quais atividades, histórico, etc), o site disponibiliza releases, downloads do cartaz e do folder, banco de imagens, contato das comissões organizadoras estaduais. Na internet, também estão disponíveis informações atualizadas sobre editais vigentes e outras ações de fomento relacionados à divulgação científica.

O público interessado em participar da Semana deve acompanhar a programação pela internet, não sendo necessário cadastramento. As instituições de pesquisa, universidades, escolas, entidades científicas e tecnológicas, juntamente com todas as pessoas interessadas, estão convidadas a se integrar e organizar as atividades em espaços públicos como escolas, universidades, associações de moradores.

Informações e contatos:

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
semanact2005@mct.gov.br

MCT - Brasília
José Luís A. Barros - jbarros@mct.gov.br; (61) 317-7826
Mônica Menkes - mmenkes@mct.gov.br; (61) 317-7462
Wesley Chaves - wchaves@mct.gov.br; (61) 317-7985

MCT - Rio de Janeiro
Ildeu de Castro Moreira-imoreira@mct.gov.br;(21) 2555-0705
Rosane Ramos-rosaner@finep.gov.br ou rramos@mct.gov.br;(21) 2555-0736
Vera Pinheiro-verario@finep.gov.br ou vpinheiro@mct.gov.br;(21) 2555-0317

MCT - São Paulo
Gloria Malavoglia - malavoglia@uol.com.br;(11) 3836-8875 ou 3835-7173

MCT - São José dos Campos
INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Coordenação de Relações Institucionais
Nelia Ferreira Leite - cri@dir.inpe.br; (12) 3945-6032

Vera Pinheiro - Assessoria de Imprensa do MCT


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.