Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Livro descreve recursos de bancos de dados geográficos

por INPE
Publicado: Mai 31, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 31 de maio de 2005

O uso de tecnologias de informação para armazenar, processar, distribuir e compartilhar dados espaço-temporais é o tema do livro “Bancos de Dados Geográficos”, que será lançado nesta terça-feira (31/5) no estande do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) no GEOBrasil – Congresso Internacional de Geoinformação, que acontece até quinta-feira (2/6) no Centro de Convenções Imigrantes, em São Paulo.

O livro apresenta trabalhos de 16 autores de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, tendo como editores Marco Casanova (PUC-Rio), Clodoveu Davis (PUC-Minas), Lúbia Vinhas, Gilberto Ribeiro de Queiroz e Gilberto Câmara, estes do INPE.

Dirigido a profissionais envolvidos no gerenciamento, modelagem e programação de aplicativos geográficos, o livro mostra a representação computacional de objetos geográficos; modelos espaço-temporais e modelagem de bancos de dados geográficos; arquiteturas e linguagens de consulta; métodos de acesso e processamento; exemplos de sistemas como Oracle Spatial, PostgreSQL e TerraLib; interoperabilidade e disseminação na Internet de dados geográficos.

Um dos capítulos do livro descreve os aspectos mais relevantes da TerraLib, incluindo o tratamento de dados matriciais, e ainda apresenta o TerraLib Development Kit - Tdk, que facilita o desenvolvimento de aplicativos geográficos que utilizem a TerraLib, biblioteca para construção de aplicações desenvolvida no INPE e baseada no conceito de software livre.

O livro “Bancos de Dados Geográficos” será lançado às 17 horas no estande do INPE na feira do GEOBrasil, que tem acesso livre para visitantes.

Mais informações no site
http://www.dpi.inpe.br/gilberto/livro/bdados/


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.