Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Workshop no INPE discute qualidade do ar no Vale do Paraíba

por INPE
Publicado: Mai 24, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 24 de maio de 2005

Uma das principais regiões industrializadas do País, o Vale do Paraíba é também uma das mais poluídas. Além das emissões industriais e veiculares - de áreas urbanas e também do tráfego nas rodovias que cruzam a região -, os poluentes também têm origem nas queimadas, típicas no inverno, quando as condições atmosféricas para a dispersão são piores.

O tema será discutido no 2º Workshop sobre Gestão da Qualidade do Ar, que será realizado na próxima terça-feira (31/05), sob a organização do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia. O evento começa às 14 horas, no Auditório Sérgio Sobral de Oliveira (prédio do IAI), e contará com a presença de representantes da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, da CETESB, empresas e indústrias da região e instituições de ensino e pesquisa, como o INPE, ITA e UNIVAP.

Um dos objetivos do workshop, segundo a pesquisadora do CPTEC, Maria Paulete Martins, coordenadora do evento, será a consolidação do Núcleo de Gestão da Qualidade do Ar, criado há dois anos. Durante o evento, será proposta e discutida a adesão da cidade de São José dos Campos ao programa internacional "Cidades pela Proteção do Clima (CCP)", do ICLEI (International Council for Local Environmental Initiatives) ou Governos Locais pela Sustentabilidade, entidade criada em 1990, com o apoio da ONU. O programa visa ajudar os governos locais a tratar do aquecimento global com a adoção de políticas energéticas municipais.
O workshop está inserido ainda nas atividades do Curso Gestão da Qualidade do Ar, promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com apoio do Banco Mundial, e que vem sendo realizado simultaneamente em diversos locais do País, entre estes, o INPE, em São José dos Campos.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.