Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Documentário sobre passado geológico da Amazônia será lançado em São José dos Campos

por INPE
Publicado: Ago 07, 2015
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 07 de agosto de 2015

Baseado em estudos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o documentário “GEOBIAMA: Uma Expedição Científica na Amazônia” será lançado no dia 13 de agosto (quinta-feira), às 19 horas, no Auditório do SESC de São José dos Campos. A entrada é gratuita e os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do SESC uma hora antes do evento.

O documentário é fruto de uma pesquisa desenvolvida pela geóloga Dilce de Fátima Rossetti, do INPE, e pela botânica Hanna Tuomisto, da Universidade de Turku (UTU/Finlândia). A produção apresentaas investigações sobre o passado geológico da Amazônia como chave para entender a distribuição atual de uma das maiores biodiversidades da Terra.

A pesquisadora do INPE revela que os resultados coletados em várias regiões investigadas confirmaram que as transformações na geografia, fauna e flora da Amazônia não foram provocadas apenas por mudanças climáticas, mas por alterações ambientais, muitas delas causadas por terremotos. De acordo com os estudos, terremotos também contribuíram com a mudança de curso de rios importantes, como Madeira, Negro e Branco, e seus afluentes. “O rio Madeira tinha um curso diferente do de hoje, com trechos que corriam a 30 km de distância de sua atual localização”, informa Dilce Rossetti.

Produzido pelo GEOBIAMA - Geologia e Biodiversidade da Amazônia e PATES - Grupo de Pesquisa Paisagens no Tempo e Espaço, o documentário foi realizado recentemente junto com pesquisadores do INPE e especialistas das áreas de sensoriamento remoto, geologia, paleontologia e botânica do Brasil e do exterior.


Clique na imagem para visualizar em PDF


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.