Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Doutoranda do INPE participa de expedição no Oceano Ártico

por INPE
Publicado: Ago 04, 2015
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 04 de agosto de 2015

Aluna da Pós-graduação em Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Fernanda Casagrande foi a única brasileira selecionada a participar de expedição científica no Oceano Ártico, por meio de um programa de capacitação da Agência de Monitoramento Ambiental e Hidrometeorologia da Rússia, Universidade Federal do Ártico e Sociedade Geográfica Russa.

A expedição no navio russo Professor Molchanov foi realizada entre os dias 1° e 21 de julho e teve caráter educacional. O navio saiu do porto de Arkhangelsk, na Rússia, e navegou até a latitude de 80°N.

A bordo, a doutoranda do INPE trabalhou na coleta de dados meteo-oceanográficos e ministrou palestras sobre temas relacionados à sua tese, como o papel do gelo marinho no sistema climático global, a amplificação polar das mudanças climáticas e projeções para o gelo marinho no Ártico baseadas em dados do CMIP5 (Projeto de Intercomparação de Modelos Acoplados, 5ª versão).

Fernanda Casagrande é orientada pelo pesquisador Paulo Nobre, do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do INPE, e participa do projeto INCT da Criosfera, componente de Interação Oceano-Atmosfera, coordenado pelo pesquisador Ronald Buss de Souza, chefe do Projeto Antártico do INPE.


Navio russo Professor Molchanov


Aluna do INPE opera equipamento para medir temperatura e salinidade e realiza coleta de água em várias profundidades para análises biológicas e químicas


Expedição ao Ártico foi parte de programa de capacitação oferecido por instituições russas
 


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.