Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Livro mostra novas soluções para processamento de geodados de alta resolução

por INPE
Publicado: Abr 19, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 19 de abril de 2005

Oferecer novas estratégias e soluções inovadoras que permitam extrair informações relevantes a partir da grande massa de dados disponibilizada pelos novos sistemas sensores e resoluções cada vez maiores de dados de satélites. Essa é a proposta do livro "Sensoriamento Remoto e SIG - Novos Sistemas Sensores - Métodos Inovadores", de autoria de Thomas Blaschke, do Center for Geoinformatics da Universidade de Salzburg, Áustria, e do pesquisador Hermann Kux, do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

A publicação - uma versão ampliada, atualizada e adaptada ao mercado latino-americano, a partir da edição alemã, editada em 2002 - foi lançada dia 17, na abertura do XII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, que acontece em Goiânia - GO, de 16 a 21 de abril. O evento é uma realização do INPE e da SELPER - Sociedade de Especialistas Latino-americanos em Sensoriamento Remoto. Dirigido a usuários, estudantes, professores, pesquisadores e técnicos nas áreas de geociências e ciências do meio ambiente, cartografia, geodésia, ciências da terra e da paisagem, paisagismo, planejamento urbano e regional, o livro enfoca a tendência do "processamento baseado em objetos", para atender ao "boom" de aplicações que não colocam o pixel no primeiro plano.

Para se ter uma idéia, os sistemas sensores "convencionais", como o TM-LANDSAT, permitem obter imagens com 256 níveis de cinza e 8 bits, enquanto os sensores de alta resolução geométrica (por exemplo, Ikonos, QuickBird) permitem a obtenção de imagens com 2048 níveis de cinza e 11 bits.

Outros temas abordados são: novos sensores (câmaras aero-fotográficas digitais, dados de satélite de alta resolução, dados hiperespectrais) e novas aplicações; classificação orientada a objetos; fusão de dados de múltiplas fontes (com elevada resolução espacial e multiespectral e hiperespectral); procedimentos de segmentação orientados para contexto; inclusão de textura e forma na classificação automática; integração de sensoriamento remoto e SIG na análise de imagens; monitoramento: operacionalização e padronização.

Mais informações sobre o livro podem ser obtidas no site www.ofitexto.com.br.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.