Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Grupo de Eletricidade Atmosférica lança novidades no estudo de raios

por INPE
Publicado: Abr 08, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 08 de abril de 2005

O Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e que desenvolve pesquisas no INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia - acaba de lançar duas novidades no estudo de raios: um modelo que prevê, para 2030, a ocorrência de raios no estado de São Paulo e a conclusão do estudo de raios com a utilização de uma câmera rápida.

A previsão de raios é possível a partir de um modelo numérico, desenvolvido com base em informações obtidas pela Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas (RINDAT), nos últimos seis anos. O modelo identificou como principais fatores climatológicos responsáveis pelas variações na ocorrência de raios, a existência e o crescimento dos médios e grandes centros urbanos e os fenômenos La Niña e El Niño, levando em conta também as projeções relativas ao aquecimento global. Para o estado de São Paulo, o modelo prevê um aumento de 30% no número de raios, trazendo como conseqüência um aumento de 100% no número de mortes e 300% no total de prejuízos, no ano de 2030.

Já o estudo de raios com câmera rápida, cobriu 26 tempestades ao longo de 2003 e 2004, registrando 300 raios na região do Vale do Paraíba. A câmera rápida filma os raios com uma resolução de até 125 microssegundos, que permite identificar variações da corrente elétrica do raio durante sua ocorrência. A partir do estudo destas variações, é possível conhecer com detalhes os processos físicos envolvidos na ocorrência dos raios, o que pode trazer novos métodos ou ferramentas para minimizar seus efeitos sobre a sociedade. Vale ressaltar que o ELAT é um dos primeiros grupos no mundo a utilizar de forma sistemática este tipo de câmera para a pesquisa de raios.

O modelo de previsão de raios será apresentado pelo coordenador do ELAT, Dr Osmar Pinto Júnior, no lançamento de seu livro, "A Arte da Guerra Contra os Raios", dia 6 de abril, no auditório principal do INPE.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.