Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher - Ano de 2015

por INPE
Publicado: Mar 09, 2015
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 09 de março de 2015

O Dia Internacional da Mulher

A transição do Século XIX para o Século XX assistiu o início de diversos movimentos sociais propugnando pelos direitos das mulheres, principalmente no que se refere à igualdade de direitos políticos e sociais.

A União Internacional dos Trabalhadores na Indústria de Vestuário Feminino (International Ladies' Garment Workers' Union) promoveu em 1909, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, o que viria a ser reconhecida, posteriormente, como a primeira celebração do Dia da Mulher.

Na Europa, em 1910, em Copenhague, Dinamarca, ocorreu a primeira Conferência Internacional da Mulher, iniciando-se ampla campanha pelo sufrágio feminino, tendo como uma das principais estratégias a promoção de um Dia Internacional da Mulher, a ser celebrado anualmente.

A primeira celebração do Dia Internacional da Mulher ocorreu já no ano seguinte, em 1911. Com mais de um milhão de participantes, distribuídos, principalmente, pela Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça, este evento foi marcado pela defesa de que as mulheres passassem a ter o direito de votar e o de ser eleitas para posições públicas. Na Rússia, o primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 1913, enquanto que na China a primeira celebração ocorreu em 1922.

A partir de 1914, o dia 8 de março foi a data escolhida para a celebração anual do Dia Internacional da Mulher.

O impacto das celebrações continuadas do Dia Internacional da Mulher sobre a opinião pública, como coadjuvante à ação da já estabelecida Aliança Internacional para o Sufrágio Feminino, se fez sentir já em 1914, quando o sufrágio feminino foi aprovado na Noruega, seguido de aprovações na Alemanha e na Grã-Bretanha, em 1918, e nos Estados Unidos, em 1920. No Brasil, o voto feminino foi aprovado em 1932, logo após Portugal e Espanha, que tiveram o voto feminino aprovado em 1931. Em alguns países, somente após a Segunda Guerra Mundial houve significativo avanço dos direitos femininos. Na França, o voto feminino foi aprovado em 1944, na Itália em 1945, enquanto que na Suíça o sufrágio feminino foi implementado somente após 1971.

Nos anos seguintes ao final da Segunda Guerra Mundial, a ONU passou a encorajar o voto feminino de forma ostensiva. Correntemente, a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra Mulheres (1979), com 188 países signatários, identifica o voto feminino como um direito fundamental.

Apesar dos evidentes avanços dos direitos da mulher no campo político, há muito ainda a ser estabelecido nos campos econômicos e sociais.

O Dia Internacional da Mulher 2015

Sob o tema “Proporcionando Poder às Mulheres, Proporcionando Poder à Humanidade: Imagine isto!”, as Nações Unidas propõem, para o Dia Internacional da Mulher 2015, uma celebração dos 20 anos da Declaração de Pequim, uma plataforma de ação que fixa um roteiro para a plena implementação dos direitos da mulher.

Este documento histórico, resultado da Quarta Conferência Mundial sobre a Mulher, realizada em Pequim, China, em 1995, resume a experiência e as boas práticas de 189 países em questões políticas, sociais e econômicas sobre a participação da mulher na vida da sociedade moderna.

A plataforma de ação cobre 12 áreas, que são tão importantes hoje quanto há vinte anos atrás: pobreza, educação e treinamento, saúde, violência, conflito armado, economia, poder e processo decisório, mecanismos institucionais, direitos humanos, mídia, ambiente e criança mulher. Para cada área, o documento identifica objetivos estratégicos e detalha ações a serem implementadas por governos e partes interessadas.

A campanha da ONU para a presente data busca efetuar um balanço sobre as realizações e os desafios na implementação da Declaração de Pequim.

Cumprimento e Congratulações

As atividades desenvolvidas no INPE, em suas diversas áreas, contam com a presença destacada de pesquisadoras, tecnologistas, gestoras, bolsistas, estudantes e funcionárias terceirizadas.

Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, celebrado neste último domingo, a Direção do INPE expressa seu cumprimento e congratulações a todas as servidoras e colaboradoras, na passagem desta data.


Referências e sítios de eventual interesse:

ONU-EVENTOS 2015:
http://www.unwomen.org/en/news/in-focus/international-womens-day


CONVENTION ON THE ELIMINATION OF ALL FORMS OF DISCRIMINATION AGAINST WOMEN:
http://en.wikipedia.org/wiki/Convention_on_the_Elimination_of_All
_Forms_of_Discrimination_against_Women



PLATAFORMA DE AÇÃO – ACORDO DE PEQUIM:
http://www.unwomen.org/~/media/headquarters/attachments/sections/csw/
pfa_e_final_web.pdf


http://beijing20.unwomen.org/en/about


HISTÓRICO:
http://www.un.org/womenwatch/feature/iwd/history.html

http://en.wikipedia.org/wiki/International_Women%27s_Day#2015_
International_Women.27s_Day


http://en.wikipedia.org/wiki/Women%27s_suffrage#Germany


PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/03/1599999-leia-a-integra-do-discurso-de-dilma-no-dia-internacional-da-mulher.shtml


IMPORTÂNCIA DO PAPEL DA MULHER NA ORGANIZAÇÃO DA VIDA ECONÔMICA E POLÍTICA:
http://web03.jb.com.br/pais/noticias/2014/03/08/pioneiras-falam-sobre-papel-da-mulher-na-sociedade-atual/


MULHER NA CIÊNCIA E TECNOLOGIA:
http://www.cnpq.br/web/guest/mulher-e-ciencia

http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CCoQFjAA&url=http%3A%
2F%2Fwww.cienciaetecnologia.al.gov.br
%2Farquivos%2Fdocumentos-polos-tecnologicos%2Fartigos%2Fhumanas%2Fmulheres-em-ciencia-e-tecnologia.pdf&ei=jEsdU4arDIudkQe-uIDQAg&usg=AFQjCNHi7q-WP4ne0PiUDpHWGwUD7Sn0MQ&bvm=bv.62578216,d.eW0


http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=4&ved=0CD0QFjAD&url=http%3A%
2F%2Fwww.cbpf.br%2F~mulher%2Fhildete1.pdf&ei=jEsdU4arDIudkQe-uIDQAg&usg=AFQjCNEOtD3CKw14PslZ0qdks_pAM6Sk8Q&bvm=bv.62578216,d.eW0


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.