Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

China assume o controle do CBERS

por INPE
Publicado: Mar 22, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 22 de março de 2005

A partir de amanhã (23/03), a China assume o controle do CBERS-2 (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), através do XSCC (Xi'an Satellite Control Center/Centro de Controle de Satélites de Xi'an). Desde julho, o controle estava sob responsabilidade do Brasil, sendo feito pelo Centro de Controle de Satélites do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

A China será responsável pelo controle do CBERS-2 nos próximos 7 meses. Durante o período de operação do CBERS-2 pelo INPE, foram realizadas quatro manobras. Todas tiveram a finalidade de manutenção da órbita do satélite dentro da faixa nominal, o que é imprescindível para garantir a qualidade das imagens obtidas.

Segundo a avaliação do Centro de Controle de Satélites, o CBERS-2 tem se mostrado mais confiável e estável em relação ao CBERS-1, o que reflete amadurecimento do projeto de cooperação Brasil-China.

O controle do satélite consiste em monitorar e corrigir a sua trajetória, quando necessário, através do acionamento dos propulsores de bordo. A correção periódica precisa ser feita devido ao decaimento da órbita, acentuado pela degradação natural da trajetória orbital. As diferenças de altura causam um deslocamento na posição do satélite, que prejudica, por exemplo, a montagem de mosaicos das imagens geradas.

Outra função do órgão responsável pelo controle é a manutenção da sincronia do relógio de bordo com o horário da Terra. Esse fator também garante a qualidade das imagens geradas. Uma terceira responsabilidade é a constante atualização dos parâmetros orbitais do satélite.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.