Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE e FAPEMA estudam convênio

por INPE
Publicado: Mai 19, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 19 de maio de 2005

O diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Dr. Sofiane Labidi esteve no INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia –, no dia 18 de maio, para dar continuidade à elaboração de um convênio entre as duas instituições, voltado para a formação acadêmica e produção de conhecimento.

A FAPEMA demonstrou interesse em desenvolver pesquisas em comum com o Instituto na área de sensoriamento remoto – a fim de mapear o estado do Maranhão – e estabelecer, entre o INPE e as universidades federal e estadual do Maranhão, um intercâmbio científico de professores e alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado da área espacial.

Hoje, existem mais de 30 alunos de pós-doutorado no INPE e no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), de acordo com Dr. Sofiane Labidi. Um deles é o professor da Universidade Federal do Maranhão, Dr. Antônio Pinto, que há um ano e meio é aluno de pós-doutorado do INPE e também participou da reunião entre a coordenadora de Eelações Institucionais, Dra. Nélia Ferreira Leite, o coordenador de Projetos Especiais, Dr. Marcos Dias, o chefe do Serviço de Pós-Graduação, Dr. José Benedito dos Santos Novaes Martins – todos do INPE – e o diretor presidente da FAPEMA.

“O Maranhão tem investido na área espacial, principalmente devido à presença da Base de Alcântara. Queremos nos fortalecer nessa área, visando à criação do Instituto de Tecnologia Espacial do Maranhão (ITEMA), o que é uma das prioridades para o governador do estado, Sr. José Reinaldo Tavares”, ressalta Dr. Sofiane Labidi.


(da esq para dir) Dra. Nélia Ferreira Leite, Coordenadora de Relações Institucionais; Dr. José Benedito dos Santos Novaes Martins, Chefe do Serviço de Pós-Graduação; Dr. Sofiane Labidi, Diretor Presidente da FAPEMA; Dr. Marcos Dias, Coordenador de Ensino, Documentação e Programas Especiais e Dr. Antônio Pinto, Professor da Universidade Federal do Maranhão e aluno de pós-doutorado do INPE.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.