Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE marca presença na 57ª Reunião Anual da SBPC

por INPE
Publicado: Jul 18, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 18 de julho de 2005

As atividades da 57ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) começam hoje e vão até sexta-feira (22) na Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Fortaleza. E o INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, marca presença neste evento, considerado o maior do hemisfério Sul em caráter científico e que reúne pesquisadores, professores de ensino superior, médio e fundamental, alunos de pós-graduação e graduação de todo o Brasil.

Dentro de uma programação científica composta de conferências, simpósios, minicursos, assembléias, encontros e sessões de pôsteres - além da apresentação de temas livres e debate de metas estratégicas para o desenvolvimento do país -, o INPE participa com os simpósios "Mudanças Climáticas Globais e seus Impactos Regionais" (coordenada pelo pesquisador Dr. Gilberto Câmara Neto), "Novos Rumos do Programa Espacial Brasileiro" (que tem como um dos expositores o pesquisador Décio Ceballos), "Por que Lançar Satélites para Observações Metereológicas?" (do qual o pesquisador Luiz Augusto Toledo Machado é um dos expositores). Ainda, Carlos Alexandre do Souza Wuensche, também pesquisador do INPE, apresenta a conferência "Vida no Universo".

Durante a 57ª Reunião Anual da SBPC acontecem também a 12ª Jornada Nacional de Iniciação Científica, a 13ª Expociência - Conhecimento e Tecnologia para a Qualidade de Vida, a 13ª SBPC Jovem, o 48º Concurso Cientistas de Amanhã e a SBPC em Fortaleza - Arte, Patrimônio Cultural e Integração Social. O INPE participa da 13ª Expociência mostrando realizações em ciência, tecnologia e inovação, desenvolvidas pelo Instituto, que contribuem para articulação da produção e a transferência de conhecimento para o setor produtivo, aproximando assim empresas, governo e academia na geração de negócios tecnológicos.

O tema central desta edição da Reunião Anual da SBPC é "Do Sertão olhando o Mar - Cultura e Ciência" e a realização em Fortaleza marca o 30º aniversário da Universidade Federal do Ceará.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.