Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Equipamentos do CBERS-2B são testados

por INPE
Publicado: Jun 14, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 14 de junho de 2005

Desde maio, os equipamentos do subsistema de Coleta de Dados para o satélite CBERS-2B (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) estão sendo submetidos a testes elétricos e ambientais. A previsão é de que as atividades de inspeção terminem este ano, para que o satélite seja lançado no segundo semestre de 2006, dando continuidade ao fornecimento das imagens de sensoriamento remoto feitas pelo CBERS-2. O CBERS-2B será montado com equipamentos e peças remanescentes do CBERS-2.

"Essas atividades de inspeção visam revalidar os equipamentos, com o objetivo de assegurar que o funcionamento deles esteja conforme o especificado", explica o engenheiro do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia) Luiz Antonio dos Reis Bueno, gerente do grupo de sistema do Programa CBERS.

O Programa Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS), executado pela CAST (Chinese Academy of Space Technology/Academia Chinesa de Tecnologia Espacial) e pelo INPE, já lançou com sucesso os satélites CBERS-1 e CBERS-2 e agora trabalha no desenvolvimento dos CBERS-3 e CBERS-4, com características mais avançadas que seus antecessores e lançamentos previstos para 2008 e 2011, respectivamente.


O engenheiro Ivan Tosseto e o técnico Sergio Vilela, da Divisão de Eletronica Aeroespacial - DEA, fazem testes elétricos no equipamento Transponder PCD.
 

Quando não estão sendo testados, os equipamentos ficam armazenados em pequenos contêineres


O equipamento Transponder PCD, que poderá ser utilizado no CBERS-2B


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.