Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Ministro prestigia aniversário do INPE

por INPE
Publicado: Ago 06, 2014
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 06 de agosto de 2014

Imagem Ministro prestigia aniversário do INPE

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, participará da comemoração dos 53 anos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Conduzida pelo diretor Leonel Perondi, a solenidade será às 16h30 desta quinta-feira (7/8) no auditório Fernando de Mendonça, na sede do Instituto, em São José dos Campos (SP).

Servidores do INPE serão homenageados durante o evento, que contará com a presença de autoridades da região, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), cientistas e representantes de empresas do setor espacial.

A criação do INPE, em agosto de 1961, marca o início das atividades espaciais no Brasil. Hoje o Instituto é referência nas áreas de meteorologia e mudanças climáticas, observação da Terra, ciências espaciais e atmosféricas e engenharia espacial. Presta serviços operacionais de previsão do tempo e clima, monitoramento do desmatamento da Amazônia Legal, rastreio e controle de satélites, medidas de queimadas, raios e poluição do ar, além de realizar testes e ensaios industriais de alta qualidade, entre outras atividades de pesquisa básica e aplicada.

Referência nacional

O INPE é o principal órgão civil responsável pelo desenvolvimento das atividades espaciais no País. Tem como missão produzir ciência e tecnologia nas áreas espacial e do ambiente terrestre.

Um de seus principais programas é o CBERS (sigla em inglês para China-Brazil Earth Resources Satellite), cujo quinto satélite tem previsão de lançamento para dezembro de 2014. O CBERS popularizou o uso de imagens orbitais no País e seus dados são fundamentais para monitorar o meio ambiente, avaliar desmatamentos, áreas agrícolas e o desenvolvimento urbano.

Além da série CBERS, o INPE trabalha no desenvolvimento de satélites baseados na Plataforma Multimissão (PMM), totalmente nacional, como o satélite de sensoriamento remoto Amazônia-1.

O INPE mantém, desde 1993, o Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais, operado por dois satélites em órbita equatorial – o SCD-1 e o SCD-2, os primeiros produzidos inteiramente no país. O sistema conta com centenas de plataformas de coleta de dados (PCD) espalhadas pelo território nacional.

O Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (PRODES) é considerado o maior programa de acompanhamento de florestas do mundo, por cobrir 4 milhões de quilômetros quadrados todos os anos. Seu resultado revela a taxa anual do desmatamento raso, quando todo o conjunto de árvores de floresta é retirado. Com base nas imagens de satélites, o INPE mantém ainda o sistema chamado Detecção de Desmatamento em Tempo Real (DETER), uma importante ferramenta de suporte à fiscalização.

O INPE realiza, também, o Monitoramento de Focos de Calor, cujos dados, em tempo real, sobre as queimadas no Brasil e nos países da América do Sul estão disponíveis na internet.

Mantém atividades associadas à área espacial que desenvolvem pesquisas pura e aplicada, visando o domínio de tecnologias de ponta e de interesse estratégico às atividades espaciais nas áreas de sensores e materiais, física de plasma, computação científica e modelagem matemática.

Outra atividade importante do instituto é a recepção, gravação, produção e disseminação de dados de satélites nacionais e estrangeiros, com o objetivo de assegurar à comunidade o acesso aos dados e imagens de satélites ambientais e de observação da Terra.

O INPE disponibiliza gratuitamente, pela internet, as imagens de seus satélites e assim beneficia áreas como saúde, segurança pública, gerenciamento de desastres naturais, entre outras.

A infraestrutura em supercomputação do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) figura entre as melhores do mundo. As informações sobre tempo e clima colaboram para o desenvolvimento econômico e social, pois as previsões nesta área são importantes para a evolução do agronegócio e para o planejamento energético nacional.

O estabelecimento e a manutenção das competências científico-tecnológicas são apoiados pelo programa de pós-graduação realizado pelo INPE desde o final da década de 1960. Outra característica que fortalece o instituto é o relacionamento com outras organizações para o intercâmbio científico e tecnológico, acesso e fornecimento de dados e desenvolvimento de serviços, tecnologias e sistemas espaciais.

O INPE conta com dois laboratórios e um centro operacional: o Centro de Rastreio e Controle de Satélites (CRC), o Laboratório de Integração e Testes (LIT) e o Laboratório de Combustão e Propulsão (LCP).

O LIT equipara-se aos melhores laboratórios do gênero no mundo, sendo o único em sua categoria no Hemisfério Sul. Inaugurado em 1987, o laboratório realiza uma grande gama de testes, integração e montagem de modelos de satélites, subsistemas e componentes espaciais. Especialmente projetado e construído para atender às necessidades do Programa Espacial Brasileiro, o LIT atua também na qualificação de produtos industriais que exijam alto grau de confiabilidade, em setores diversos como telecomunicações, automotivo, informática e médico-hospitalar.

Presente em todas as regiões do Brasil, o INPE tem sua sede em São José dos Campos (SP). Possui centros regionais em Belém (PA), Natal (RN) e Santa Maria (RS), além de unidades em Cuiabá (MT) e Cachoeira Paulista (SP).


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.