Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

ONU realiza Workshop no INPE

por INPE
Publicado: Fev 18, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 18 de fevereiro de 2005

A Organização das Nações Unidas realiza, em conjunto com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) - órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia -, a Agência Sueca de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Sida), a Universidade de Estocolmo e o Campus Brasil do Centro Regional de Educação em Ciência e Tecnologia Espaciais para América Latina e o Caribe (CRECTEALC), o "Regional Workshop on Evaluating the Impact of the 1990-2004 Series of the United Nations International Training Course on Remote Sensing Education for Educators" (Workshop Regional de Avaliação de Impacto - 1990-2004 do Curso de Treinamento em Sensoriamento Remoto para Educadores da ONU), entre os dias 21 e 25 de fevereiro de 2005.

No período de 1990 a 2004, a ONU realizou anualmente, na Suécia, cursos de treinamento e fundamentos em sensoriamento, através de aulas teóricas e desenvolvimento de projetos, para professores universitários de países em desenvolvimento, com a prerrogativa de que esse conhecimento fosse aplicado nas respectivas universidades. Agora, a ONU procura avaliar o impacto desse curso "in loco" - o que já foi feito na África e Ásia, em edições anteriores do evento. O INPE foi o local escolhido para o Worshop de 2005. Durante os dias do evento, serão apresentadas aos participantes, provenientes da América Latina, América Central e Europa, as instalações do Instituto e suas pesquisas.

Haverá sessões sobre as aplicações do sensoriamento remoto, e tecnologia GIS e os softwares SPRING e TERRAVIEW, desenvolvidos pelo INPE. Segundo a pesquisadora do Instituto e coordenadora do Workshop, Dra. Tania Maria Sausen, o objetivo é colocar o conhecimento na área de sensoriamento produzido pelo INPE ao alcance dos países em desenvolvimento, para que as suas pesquisas evoluam.

Parte do workshop será dedicada à apresentação das necessidades e experiências educacionais dos professores universitários - ex-alunos do Sweden Training Course on Remote Sensing Education for Educators, oferecido pela ONU.

Participam do Workshop os seguintes pesquisadores do INPE: Dr. Gilberto Câmara; Dra. Denise Nunes Rotondi Azevedo; Dr. José Carlos Neves Epiphanio; Dr. Carlos Alberto Felgueiras; Dra. Thelma Krug; Dra. Evelyn Novo; Dr. Dalton Valeriano; Dr. Douglas Gerhadi e Dra. Tania Maria Sausen.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.