Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Curso ensina professores a utilizar sensoriamento remoto na escola

por INPE
Publicado: Jul 08, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 08 de julho de 2005

A Divisão de Sensoriamento Remoto do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia) realiza, de 11 a 15 de julho, o VIII Curso de Uso Escolar do Sensoriamento Remoto no Estudo do Meio Ambiente, para o qual foram selecionados 40 professores dos ensinos fundamental e médio. Com patrocínio da SELPER (Sociedade de Especialistas Latino-americanos em Sensoriamento Remoto) e do Programa CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), o curso tem como objetivo disseminar o conhecimento de tecnologias espaciais junto aos professores, para que eles possam socializá-lo em suas unidades de ensino e na própria sociedade. Como resultado desse aprendizado, as escolas participantes devem desenvolver projetos voltados ao uso de sensoriamento remoto no estudo do meio ambiente.

O curso começa com uma introdução ao sensoriamento remoto, passando em seguida para as aplicações dessa tecnologia, interpretação visual de imagens de satélites e geoprocessamento, além de conceitos de cartografia, práticas de campo e sensoriamento remoto na educação.

Alguns professores do Ensino Fundamental e Médio que desenvolveram projetos escolares utilizando e explorando imagens de satélites foram premiados. É o caso das professoras de ensino médio Suely Franco Siqueira Lima e Rosa Maria Dias Gonçalves, que em 2003 receberam da Prefeitura de São José dos Campos o prêmio de melhor projeto escolar, com o trabalho “Utilização de Sensoriamento Remoto como Ferramenta de Trabalho no Ensino Médio para Levantamento do Impacto Ambiental Causado pelo Aterro Sanitário”.

Em dezembro deste ano será realizado o VI Encontro de Uso Escolar do Sensoriamento Remoto, com a apresentação dos trabalhos já desenvolvidos pelos professores e comunidade escolar.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.