Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Núcleo lança portal com informações sobre o Litoral Norte

por INPE
Publicado: Jun 09, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 09 de junho de 2005

O Núcleo de Recepção e Informação de Dados Ambientais do Litoral Norte (NRIDALN), do CPTEC, está lançando um portal reunindo informações meteorológicas e ambientais sobre a região. O acesso ao portal é feito pelo endereço http://www.cptec.inpe.br/NRIDALN/index.shtml, também disponível na homepage do CPTEC, http://www.cptec.inpe.br.

Condições e previsões do tempo, de ondas, marés, radiação ultravioleta B, indicadores da qualidade das águas das praias, e até a situação do trânsito nas principais rodovias que dão acesso à região, são alguns serviços disponíveis no portal. A idéia do portal, segundo o pesquisador Cláudio Solano, é canalizar uma grande variedade de dados que possam ser úteis a diversos setores da economia da região.

O Núcleo foi criado em novembro de 1999, a partir de um convênio técnico-científico assinado com a prefeitura de Caraguatatuba. Por este convênio, foi instalada uma estação meteorológica no município que permanece operacional até hoje no bairro Porto Novo, integrando o projeto MARSP (Monitoramento Ambiental do Eixo Rio-São Paulo), do CPTEC.

Um dos principais objetivos do Núcleo, cujos responsáveis são os pesquisadores Cláudio Solano, do CPTEC, e René Novaes Júnior, da Divisão de Sensoriamento Remoto/OBT, também do INPE, é estimular o uso das tecnologias espaciais que possam promover o desenvolvimento econômico sustentável da região. O foco das ações se concentra na coleta de dados meteorológicos e ambientais.

Recentemente, o Núcleo fez o geoprocessamento (levantamento com uso de imagens de satélite) de quatro bacias da região. O objetivo foi mapear a ocupação humana do solo e oferecer um importante instrumento às prefeituras para o controle e a fiscalização de ocupações irregulares.

Segundo Solano, com a realização de novos projetos, novas informações deverão ser implementadas e colocadas à disposição no site. A expectativa é de que o uso das tecnologias espaciais possa trazer contribuições para uma série de atividades econômicas, como a pesca, a cultura de marisco, o transporte náutico e o turismo.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.