Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Comitê Conjunto do Programa CBERS confirma cronograma de lançamentos

por INPE
Publicado: Mai 23, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 23 de maio de 2005

Em reunião realizada no dia 16 de maio, no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia), o JPC, sigla em inglês para Comitê Conjunto do Programa CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), confirmou o cronograma de lançamentos dos dois próximos satélites da série – CBERS-2B e CBERS-3. É a segunda vez que o Comitê se reúne, desde a assinatura do protocolo complementar para o CBERS 3 e 4, em novembro de 2002. A reunião do JPC teve a participação de membros da CNSA (Administração Nacional de Espaço da China) e do INPE.

O CBERS-2B, que será integrado com peças e equipamentos sobressalentes do CBERS-2, tem lançamento previsto para outubro de 2006. O CBERS-3 deve ser lançado em 2008. A confirmação do cronograma teve como base os relatórios de trabalho apresentados pelos técnicos brasileiros e chineses, todos aprovados pelo JPC.

Foram aprovados os documentos relativos à PDR (Revisão Preliminar de Projeto) dos CBERS-3 e CBERS-4, concluída em dezembro de 2004, e à CDR (Revisão Crítica de Projeto) do CBERS-2B, concluída este mês. Uma reunião da coordenação técnica dos satélites CBERS está programada para agosto, em Pequim, na China.

O JPC também discutiu aspectos relativos ao segmento de Aplicações do CBERS, em especial um documento redigido pelos chineses sobre o CBERS-2B, que será analisado pelo lado brasileiro, para que seja redigida a versão final.

A falha ocorrida no CBERS-2, detectada no dia 13 de abril, foi outro item da pauta da reunião do JPC. Sobre o assunto, o Comitê recomendou que o relatório detalhado sobre o problema seja concluído em um prazo de dois meses e que um novo modo de operação do satélite seja proposto, após as análises. Até que sejam concluídas as análises, a rotina operacional deverá ficar restrita ao imageamento do Brasil e China, pela câmera CCD.

Até o momento, sabe-se que a perda de uma das duas baterias do satélite foi uma falha isolada, que não deverá comprometer os demais equipamentos.



Zhang Wei, da CNSA, representando Sun Layan (coordenador do CBERS-3 e 4, lado chinês) e o diretor interino do INPE, Leonel Fernando Perondi (coordenador do CBERS-3 e 4, lado brasileiro), após a assinatura da minuta da reunião do JPC


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.