Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

EQUARS participará do Sistema de Coleta de Dados

por INPE
Publicado: Jun 14, 2004
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 14 de junho de 2004

O satélite científico EQUARS, que começa a ser desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, no segundo semestre de 2004, terá como uma de suas funções apoiar o Sistema de Coleta de Dados do Instituto, hoje operado pelos satélites SCD-1, SCD-2 e CBERS-2.

Além de oito experimentos – quatro do Brasil, dois dos Estados Unidos, um do Japão e um do Canadá –, a carga útil do EQUARS contemplará também um transponder (repetidor de coleta de dados). A iniciativa faz parte da política do Instituto de embarcar um repetidor em cada novo satélite a ser lançado, de modo a incrementar o sistema hoje existente. O lançamento do EQUARS, que será totalmente desenvolvido, integrado e testado pelo INPE, está previsto para setembro de 2006.

Os satélites SCD-1, SCD-2 e CBERS-2 apresentam vida útil de projeto inferior ou igual a dois anos. Assim, a continuidade do Sistema de Coleta de Dados depende da colocação em órbita de novos satélites que venham a substituir a operação dos satélites atuais. O SCD-1 está completando 11 anos em órbita, e o SCD-2, 6 anos. O CBERS-2 foi lançado em outubro de 2003.

De órbita equatorial - assim como os SCD’s -, o EQUARS funcionará em cooperação com o Projeto COSMIC, constituído de uma constelação de seis satélites dos Estados Unidos e de Taiwan, com o objetivo de realizar estudos atmosféricos.

A missão científica EQUARS visa o estudo dos processos dinâmicos e fotoquímicos na baixa, média e alta atmosfera e ionosfera na região equatorial, com ênfase em tópicos de grande interesse científico.

O micro-satélite deverá ter apontamento terrestre, com controle de atitude em três eixos e de órbita, o que implica na utilização de propulsão e, possivelmente, de roda de momento. O desenvolvimento do sistema de controle de atitude e órbita, incluindo o computador de bordo para controle das cargas úteis, deverá ser efetuado pelo INPE, em um esforço de capacitação nacional nesse campo. Mais informações sobre o EQUARS:

http://www.laser.inpe.br/equars

Configurações

• Órbita: Equatorial, Altitude 750 km (LEO), Inclinação 20 °
• Massa total: 130 Kg
• Volume: 60 x 70 x 80 (em cm)
• Consumo de energia: 145 W
• Posicionamento do satellite: geocêntrico, com precisão de 1º
• Controle de atitude: ativo, 3 eixos
• Data storage: 1800 Mbits/ 24 h


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.