Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE firma acordo com ICRANet

por INPE
Publicado: Mar 14, 2013
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 14 de março de 2013

Imagem INPE firma acordo com ICRANet

Para cooperação científica na área de Astrofísica Relativística, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) assinou memorando de entendimento com o International Center for Relativistic Astrophysics Network (ICRANet), uma rede internacional de grupos de pesquisa sediada na Itália.

Assinado nesta quinta-feira (14/3) na sede do INPE, em São José dos Campos (SP), pelo diretor do Instituto, Leonel Perondi, e pelo diretor do ICRANet, Remo Ruffini, o acordo formaliza o interesse em promover pesquisa e atividades educacionais conjuntas na área de Astrofísica Relativística. As ações serão coordenadas por João Braga, pesquisador do INPE e representante brasileiro no Comitê Científico do ICRANet.

O INPE possui um programa de pós-graduação em Astrofísica e desenvolve vários estudos e projetos na área, como a primeira missão astronômica espacial brasileira a bordo de um satélite. O MIRAX, um imageador de Raios X destinado ao estudo do centro da galáxia e seus objetos, como buracos negros e estrelas de nêutrons, estará a bordo do LATTES, satélite científico em desenvolvimento pelo INPE.

O ICRANet administra um programa internacional de Doutorado em Astrofísica Relativística que faz parte do programa Erasmus Mundus, da Comissão Europeia.

INPE e ICRANet pretendem promover o intercâmbio de estudantes, pesquisadores e docentes, bem como desenvolver atividades educacionais  e de pesquisa relacionadas às áreas de atuação das duas instituições. O acordo abre espaço ainda para a promoção de eventos técnico-científicos e culturais, entre outras iniciativas voltadas à popularização da ciência, além da realização de publicações científicas conjuntas.


Remo Ruffini, diretor do ICRANet, e Leonel Perondi, diretor do INPE, na assinatura do memorando de entendimento


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.