Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Rede Ipê expande capacidade de Internet do INPE

por INPE
Publicado: Mar 07, 2013
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 07 de março de 2013

Imagem Rede Ipê expande capacidade de Internet do INPE

A expansão em até 50 vezes na capacidade de enlaces de instituições de ensino e pesquisa que integram a rede Ipê beneficiará 13 campi no estado de São Paulo, entre eles o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A iniciativa, anunciada nesta quarta-feira (6/3), em Brasília, foi possível graças à parceria da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a operadora Telefônica Vivo.

A cerimônia contou com a presença dos ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e das Comunicações, Paulo Bernardo, além do diretor da RNP, Nelson Simões, do diretor do INPE, Leonel Perondi, do presidente da Anatel, João Rezende, e do presidente da Telefônica Vivo, Antônio Carlos Valente.

A Ipê é uma rede brasileira de internet acadêmica não comercial, operada desde 2005 pela RNP, organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Com o acordo, os campi do INPE, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) passam a contar com velocidade de conexão da ordem de gigabits por segundo (Gb/s), o que permitirá transferências mais amplas de dados e a colaboração a distância com vídeo de alta qualidade.

Também serão beneficiadas outras instituições e centros de pesquisa interconectados por redes metropolitanas nessas cidades, como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), a Universidade de São Paulo (USP), entre outros.

“A Vivo, em conjunto com a RNP, provisionou essas conexões que vão de 1 gigabit até 40 gigabits, que são velocidades altas. A Anatel foi responsável por todo o procedimento que viabilizou o projeto”, informou o diretor da RNP, Nelson Simões. “Isso significa, para os alunos, professores e os pesquisadores que estão nesses campi, a possibilidade de utilizar vídeos de alta qualidade ao longo de suas atividades acadêmicas."

Ele citou como exemplo a videoconferência realizada durante o evento, diretamente do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE, em Cachoeira Paulista, na qual meteorologistas da instituição mostraram o processo de análise de dados e de elaboração das previsões, em especial, de eventos extremos.

Parcerias

Em discurso, o ministro Marco Antonio Raupp (MCTI) ressaltou a importância das alianças para o desenvolvimento nacional. “Estamos vivenciando aqui mais um evento da cooperação com o Ministério das Comunicações”, comentou, ao lembrar atividades desenvolvidas conjuntamente pelas pastas, a exemplo do projeto em execução do satélite geoestacionário brasileiro.

De acordo com o ministro, a iniciativa se insere na política do governo federal de atrair e criar condições para que empresas possam contribuir para o avanço da ciência e tecnologia no país. “A parceria celebrada hoje consiste na atuação da Anatel em estabelecer condições junto às empresas que operam na área para que elas possam contribuir para o desenvolvimento da ciência nacional.”

Segundo o diretor da RNP, a ampliação celebra mais um passo no processo de interiorização da rede Ipê – um trabalho que terá continuidade com o desafio ainda maior de integrar cerca de 800 pontos de localidades de todo o Brasil.

Desastres naturais

Com a expansão anunciada nesta quarta-feira, também será possível aumentar a capacidade do processo de captura de imagens complexas e de difusão de alertas, por meio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), auxiliando na prevenção de incidentes climáticos.

Na avaliação do diretor do INPE, Leonel Perondi, a iniciativa surgiu em um momento estratégico, tendo em vista a maior quantidade de dados que o instituto passou a operar, a partir de janeiro, para gerar as previsões climáticas. “Tudo tem que ocorrer de forma mais rápida que os eventos naturais, e o volume de dados é muito grande.”

Mais informações sobre a rede Ipê no site www.rnp.br/ipe

(Ascom do MCTI)
 


Durante o anúncio da expansão da rede Ipê, em Brasília, foi realizada videoconferência em que os meteorologistas, diretamente do CPTEC/INPE em Cachoeira Paulista, analisaram dados e elaboraram previsões (Foto: Giba/Ascom do MCTI)
 


Ministro Raupp discursa durante cerimônia de expansão da capacidade da rede Ipê (Foto: Giba/Ascom do MCTI)


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.