Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

CPTEC/INPE e INMET prevêem chuvas abaixo da média na região norte

por INPE
Publicado: Mai 31, 2004
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 31 de maio de 2004

A Previsão de Consenso divulgada hoje (31/05) pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê chuvas variando de normal a abaixo da média histórica na região norte do Brasil, no trimestre Junho/Julho/Agosto.
Desde o início do ano, o CPTEC/INPE e o INMET estão divulgando, em caráter experimental, previsões climáticas sazonais unificadas. A iniciativa melhorou a qualidade da informação disponibilizada ao usuário e integrou as competências científicas das duas instituições, aumentando a sua credibilidade e contemplando as necessidades dos diversos setores.
Veja abaixo a íntegra da Previsão de Consenso:

Previsão de Consenso CPTEC/INPE e INMET

Sumário Executivo

O principal aspecto observado no mês de abril foi a ocorrência de chuvas na região sul e no sul do Mato Grosso do Sul - após três meses consecutivos com déficit de precipitação. Nevoeiros e chuvas fracas, características típicas da estação de outono, foram observados sobre as regiões sul e sudeste. Os sistemas frontais deslocaram-se até a região sudeste, com exceção de um sistema que atingiu posições mais ao norte. Choveu acima da média no extremo norte da região norte, em Tocantins e no interior do Maranhão e Piauí. A atuação de cavados e vórtices ciclônicos em altos níveis contribuiu para que as chuvas também ficassem acima da média climatológica em quase toda a região sudeste. As chuvas foram escassas em grande parte do Amazonas e Pará. Destacou-se o déficit de precipitação no setor leste da região nordeste, quando se inicia o período mais chuvoso.
A atuação de quatro massas de ar frio causou declínio de temperatura nas regiões sul, sudeste, centro-oeste e sul da região norte do Brasil. Apesar disso, as temperaturas máximas e mínimas ficaram acima da média histórica em quase todo o Brasil.
As anomalias de Temperatura da Superfície do Mar (TSM), observadas na faixa equatorial do Pacífico, continuam sem indicar a presença de episódios El Niño ou La Niña. No Oceano Atlântico, a TSM apresentou valores ligeiramente acima da média na costa norte da América do Sul e em torno da normal climatológica próximo à costa leste e nordeste. Esta configuração foi desfavorável à ocorrência de chuvas na região nordeste do Brasil.
A previsão para o trimestre junho, julho e agosto é de chuvas dentro da normal climatológica no centro-oeste e sudeste do Brasil. Na região norte, as chuvas deverão variar de normal a abaixo da média histórica, com exceção do Acre e do sul do Tocantins, onde a previsão é de chuvas em torno da normal climatológica. No nordeste, a previsão é de chuvas variando de normal a abaixo da média histórica nos setores noroeste e leste. No sul do país, as chuvas poderão variar de normal a ligeiramente acima da média histórica no leste da região. As temperaturas deverão ficar em torno da normal climatológica no nordeste. Na região norte, as temperaturas deverão variar de normal a ligeiramente acima da média histórica. As temperaturas deverão variar de normal a abaixo da média no extremo sul do Rio Grande do Sul e em torno da normal climatológica nas demais áreas da região sul e nas regiões sudeste e centro-oeste.
Obs.: A sistemática de se obter a previsão por consenso é a seguinte: um grupo de experientes meteorologistas e climatologistas do CPTEC e de outras instituições, após análise de previsões numéricas e da evolução das condições oceânicas e atmosféricas globais e regionais nos últimos meses, chegam a um consenso sobre a “melhor” previsão para o próximo trimestre. Por essa razão, naturalmente, esta previsão por consenso tem um caráter qualitativo.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.