Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Estudantes participam da VIII Jornada Espacial

por INPE
Publicado: Nov 14, 2012
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 14 de novembro de 2012

Imagem Estudantes participam da VIII Jornada Espacial

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) participa da VIII Jornada Espacial, que será realizada entre os dias 18 e 24 de novembro em São José dos Campos (SP), com oficinas, cursos e palestras voltados ao setor espacial. O evento é promovido pela Agência Espacial Brasileira (AEB), por meio do programa AEB Escola, como prêmio aos estudantes de nível médio mais bem colocados nas questões de astronáutica da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Este ano participarão da Jornada 50 alunos, e seus professores, de escolas públicas e particulares de 22 estados brasileiros e do Distrito Federal. O objetivo do evento é despertar nos jovens o interesse pela área espacial, revelar novos talentos e permitir aos alunos um contato direto com profissionais que atuam na área.

Durante a visita ao INPE, programada para segunda-feira (19), os participantes conhecerão as instalações do Laboratório de Integração e Testes (LIT) e assistirão a palestras sobre satélites e plataformas espaciais e o contexto histórico da corrida espacial. No restante da semana, haverá uma série de palestras, oficinas e visitas a Embraer, Observatório do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), entre outros.

A solenidade de abertura das atividades será no domingo (18), às 16h30, no auditório do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), no DCTA. Confira aqui a programação completa

Olimpíadas

Os participantes da Jornada foram selecionados por meio da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a AEB, o INPE e o DCTA. Este ano as olimpíadas completaram 15 anos e as provas foram realizadas em maio. Participaram aproximadamente 800 mil alunos, distribuídos por 10 mil escolas de todos os estados do Brasil.

Aberta à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, a OBA ocorre dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo - deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano. Podem participar da OBA estudantes do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. Ao final, todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome. A premiação do aluno também consta no certificado. Os professores e escolas envolvidos no processo também recebem certificados.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.