Fale Conosco
:: Terça-feira, 22 de Agosto de 2017
English | Português You Tube RSS Facebook Twitter
A A A







Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!

Notícias

Compartilhe:
Teste da Pegada Ecológica e desenho animado sobre sustentabilidade são atrações da Semana Nacional de C&T no Vale do Paraíba
Segunda-feira, 15 de Outubro de 2012

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), por meio de seu Centro de Ciência do Sistema Terrestre, com o apoio da Rede CLIMA e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas, realiza, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012 (15 a 21 de outubro), atividades com o objetivo de difundir os conceitos de economia verde e sustentabilidade junto ao público jovem.

Durante uma semana, a equipe de Difusão de Conhecimento da Rede CLIMA percorrerá escolas de São José dos Campos, Cachoeira Paulista, Cruzeiro e Canas, aplicando o teste da Pegada Ecológica em estudantes de ensino médio. Lojistas do Vale Sul Shopping também responderão ao questionário. O teste foi elaborado pela Rede CLIMA, adaptado do teste da Global Footprint Network, e pode ser acessado em www.suapegadaecologica.com.br

Também está disponível um desenho animado sobre a temática da SNCT – Economia verde, desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza.

Pegada Ecológica é uma medida da área (em hectares globais, que abrangem terra e mar) que ocupamos para a construção de prédios e rodovias e para o consumo da água, do solo para plantio agrícola, da vida marinha e de outros elementos que compõem a biodiversidade do planeta. Para obter a Pegada Ecológica também se leva em conta a emissão de gases de efeito estufa (principalmente o gás carbônico - CO2) na atmosfera e poluentes no ar, na água e no solo.

O teste da Pegada Ecológica nos dá uma ideia de como um indivíduo, cidade ou país utilizam os recursos naturais, conforme os hábitos de consumo e estilos de vida. Esse uso de recursos deve ser compatível com a capacidade natural do planeta em regenerá-los. No entanto, os dados recentes mostram que estamos consumindo em média 50% a mais do que a capacidade de reposição do planeta. Isso significa que precisamos de um planeta e meio para manter nossos padrões de vida atuais.

A meta da Rede CLIMA/INPE para a SNCT 2012 é colher uma amostra de 750 questionários respondidos em São José dos Campos. Em Cachoeira Paulista, Cruzeiro e Canas, o teste será aplicado pela equipe de Difusão de Conhecimento do CCST/INPE em alunos da rede pública de ensino. Os resultados, filtrados por sexo, faixa etária, grau de instrução, faixa de renda familiar e localidade, serão posteriormente divulgados.

Veja abaixo as datas, horários e locais de aplicação dos testes em São José dos Campos:

15/10 – Segunda-feira

9h às 12h – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

18h às 21h – ETEP Faculdade


16/10 – Terça-feira

8h às 11h – Colégio Poliedro – Ensino Médio

14h às 17h – CEPHAS


17/10 – Quarta-feira

8h às 11h – Colégio Objetivo – Ensino Médio


18/10 – Quinta-feira

8h às 11h – Anglo Cassiano Ricardo – Ensino Médio

14h às 16h – Escola Estadual Dinorá Ferreira Ramos Brito – Ensino Médio

14h às 17h – Unesp


19/10 – Sexta-feira

11h às 14h – Colégio Embraer Juarez Wanderley

14h às 16h – INPE


20/10 – Sábado

10h às 13h – Vale Sul Shopping (lojistas)
 

Saiba mais sobre a SNCT 2012 em: http://semanact.mct.gov.br


Baixe aqui
a cartilha sobre Pegada Ecológica.


Compartilhe:
Busca Notícias



Links Relacionados
Número 08
Informativo INPE
05 de Janeiro de 2017