Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Estudos de Sprites serão feitos no Brasil

por INPE
Publicado: Out 21, 2004
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 21 de outubro de 2004

O INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e instituições de pesquisa dos Estados Unidos vão realizar observações de Sprites que ocorrem no território brasileiro. Sprites são emissões de luz avermelhadas, que ocorrem entre a ionosfera e o topo das nuvens de tempestades. Eles ocupam a região entre 30 km e 100 km de altitude, e podem chegar a 80 km de diâmetro. Devido à baixa intensidade luminosa (~100 kR - 10 MR) e duração em torno de dezenas a centésimos de segundo, a observação dos Sprites se torna extremamente difícil a olho nu.

Eles foram descobertos em 1989 nos Estados Unidos, por pesquisadores que realizavam testes com câmaras sensíveis à baixa luminosidade. Atualmente estão sendo realizadas diversas pesquisas para saber onde e com qual freqüência os Sprites ocorrem no mundo todo. Como afirmou a pesquisadora do INPE, Dra. Fernanda São Sabbas, "O estudo ainda é recente, há menos de 100 pessoas trabalhando no assunto em todo o mundo. Por isso não temos disponíveis muitos dados a respeito".

Sprites são o tipo mais importante dos Eventos Luminosos Transientes (em inglês, TLE), que ocorrem entre o topo das nuvens e a ionosfera, conhecidos até o momento. A luminosidade desses eventos funciona como um sinalizador visual da energia eletromagnética que é depositada na média e alta atmosfera pelos intensos campos elétricos induzidos por relâmpagos nessa região da atmosfera. Essa energia pode ter diversos efeitos, entre eles a produção de constituintes minoritários da atmosfera nos canais de plasma que formam os Sprites.

Estão planejadas duas campanhas de observação desses fenômenos no Brasil em 2005. A primeira, que tem como coordenadores os pesquisadores Osmar Pinto Jr., do INPE, e Robert Holzworth, da Universidade de Washington, contará com a participação de colaboradores de ambas as instituições e também da Universidade do Estado de Utah. Essa campanha deve ocorrer no período entre fevereiro e abril de 2005. Serão realizadas observações de Sprites a partir do solo e do avião do INPE, medidas de campo elétrico, magnético e raios-X, com instrumentos a bordo de balões estratosféricos.

A segunda campanha, coordenada pela pesquisadora Fernanda São Sabbas, do INPE, e pelo pesquisador Dave Fritts, da "Colorado Research Associates - CoRA", será realizada por colaboradores do INPE, CoRA e de várias outras instituições de pesquisa americanas. No período entre setembro e novembro de 2005 serão realizadas observações de ondas de gravidade, Sprites e bolhas de plasma. Os diversos radares e ionosondas do INPE proverão os dados de diagnóstico ionosférico. As observações serão coordenadas com passagens dos satélites CNOFS, a ser lançado em abril de 2005, e ROCSAT-2, em órbita desde maio deste ano, para complementar os dados de diagnóstico ionosférico e de Sprites, respectivamente.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.