Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Do INPE, módulo Criosfera 1 segue para Antártica

por INPE
Publicado: Dez 01, 2011
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 01 de dezembro de 2011

Imagem Do INPE, módulo Criosfera 1 segue para Antártica

Está a caminho do interior da Antártica o Criosfera 1, primeiro módulo autônomo brasileiro para coleta de dados atmosféricos, que teve seus equipamentos instalados no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP).

Após a preparação no INPE, entre 27 de agosto e 24 de outubro, o módulo Criosfera1 seguiu de caminhão até Punta Arenas, no Chile. Nesta segunda-feira (29/11) foi embarcado num avião para a Geleira Union, na base das montanhas Ellsworth, situada nas coordenadas 80ºS e 82ºW. “Em seguida será transportado sobre um trenó e puxado por um trator polar até o seu destino no manto de gelo da Antártica Ocidental, nas coordenadas 84°S 80°07'W”, relata Marcelo Sampaio, engenheiro do INPE e coordenador técnico do projeto do módulo Criosfera 1.

Responsável por coordenar a preparação, instalação e posteriormente o acesso e a qualidade dos dados gerados no módulo e enviados para o Brasil, Sampaio em breve também embarcará para o interior da Antártica, assim como o técnico Heber Reis Passos.

De 21 de dezembro e 13 de janeiro, os especialistas do INPE e das universidades Estadual do Rio de Janeiro e Federal do Rio Grande do Sul (UERJ e UFRGS) irão conviver no Criosfera 1 para sua completa instalação.  “Junto com o módulo e equipamentos associados, já foi embarcado todo o material do nosso acampamento”, comentam os especialistas do INPE, responsáveis pela instrumentação científica e infraestrutura de energia do módulo, dotado de painéis solares e geradores eólicos.

“Trata-se de um feito pioneiro das instituições de pesquisa nacionais e um forte marco para o Programa Antártico Brasileiro. Ao retornarmos da expedição, equipamentos automáticos de monitoração meteorológica, medida de dióxido de carbono e também de amostragem de particulados atmosféricos, continuarão em operação durante todo ano de 2012 e seu funcionamento, assim como dos sistemas de energia, serão acompanhados através de comunicação por satélite”, conclui Sampaio.

Financiado pelo CNPq (Programa Antártico Brasileiro - PROANTAR), o Criosfera 1 será o primeiro do tipo instalado no interior antártico a funcionar 24 horas por dia, sem a necessidade de acompanhamento humano em suas operações.

Junto ao INPE, UFRGS e UERJ, estão envolvidos no projeto Criosfera 1: UFF (Universidade Federal Fluminense), FURG (Universidade Federal do Rio Grande), UFV (Universidade Federal de Viçosa) e ON (Observatório Nacional), além de INACh  (Instituto Antártico Chileno).

Os resultados obtidos no módulo autônomo irão se somar às pesquisas realizadas na Estação Antártica Brasileira de Comandante Ferraz, localizada na latitude 62° S, na borda do continente. Ao lado de outras instituições brasileiras, o INPE realiza pesquisas na região há mais de 25 anos. Seus estudos na Antártica enfocam a dinâmica da atmosfera, a camada de ozônio, meteorologia, gases do efeito estufa, a radiação ultravioleta, a relação sol-terra, o transporte de poluição, oceanografia e interação oceano-atmosfera.


Equipe do INPE que instalou e testou os equipamentos do módulo: Marcelo Sampaio, Walter Kenkiti Takahashi, José Antônio Ribeiro, José Carlos Alves Moreira, João Pelogia da Silva, Jose Raimundo Costa Santos, Benedito Aparecido das Neves e Heber Reis Passos


Módulo sendo transportado da aduana de Punta Arenas (Chile) para o aeroporto


O Criosfera 1 embarca no avião Ilyushin IL76 da ALE - Antarctic Logistics & Expeditions

 


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.