Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE estuda ionosfera em Cachimbo

por INPE
Publicado: Abr 14, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 14 de abril de 2005

Pesquisadores do grupo de ionosfera do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) estiveram no Campo de Provas Brigadeiro Veloso (CPBV), em Cachimbo (PA), entre 24 e 31 de março, para fazer a atualização do sistema da Ionossonda CADI (Canadian Advanced Digital Ionosonde) que está em operação neste local desde dezembro de 2003. A ionossonda é um equipamento para sondagem da camada ionizada da atmosfera que se localiza acima de 70 km de altura, funcionando como um radar: emite um pulso de onda eletromagnética que se propaga verticalmente de cima para baixo e é refletido na ionosfera, na altitude em que a freqüência da onda se iguala à freqüência do plasma ambiente. É feita uma varredura em freqüência entre 1 e 30 MHz. Freqüências distintas são refletidas em diferentes altitudes, portanto a varredura em freqüência permite cobrir alturas entre aproximadamente 90 e 400 km. A CADI também fornece dados de velocidades de ventos ionosféricos (derivados do plasma) através da medida do deslocamento Doppler dos ecos ionosféricos.

A região de Cachimbo é importante para os estudos ionosféricos no território brasileiro, pois está situada no equador magnético, que é a região onde as irregularidades e bolhas ionosféricas são formadas e podem interferir nas ondas eletromagnéticas que se propagam através da região, degradando inclusive os sinas transmitidos pelos satélites GPS. A incidência deste fenômeno ionosférico sobre o território brasileiro é muito alta, razão pela qual as pesquisas para ampliar o seu conhecimento são muito importantes para um país de dimensões territoriais como o nosso. Tais estudos são importantes também para monitorar as mudanças do clima espacial e para avaliar os efeitos da atividade do sol ou das tempestades solares no sistema atmosfera-ionosfera terrestre.

Em 2002, o grupo de ionosfera do INPE realizou uma campanha para o estudo das bolhas ionosféricas nas regiões brasileiras. Foram instalados equipamentos em Cachimbo e em duas outras localidades ao norte e ao sul do equador magnético (Boa Vista e Campo Grande). Os resultados daquela campanha motivaram os pesquisadores do INPE a prosseguir com as pesquisas em Cachimbo e em dezembro de 2003 a CADI foi instalada no CPBV. Este projeto utilizando a ionossonda CADI é desenvolvido pelo INPE em colaboração com a Universidade de Western Ontário, do Canadá.

Fonte: Assessoria de Imprensa da FAB

Mais informações acesse o link:
http://www.fab.mil.br/portal/imprensa/Noticias/2005/abr/ 0604_cachimbo.htm


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.