Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Sensor MODIS mapeia o Cerrado

por INPE
Publicado: Abr 14, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 14 de abril de 2005

Dados de sensoriamento remoto orbital, tanto por sua repetitividade como pelo baixo custo de aquisição, são ideais para o monitoramento do meio ambiente. O acompanhamento da produção agrícola em grande escala é outra importante aplicação desta tecnologia, que terá destaque em Goiânia durante o XII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, entre os dias 16 e 21 de abril. O evento é organizado pelo INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e pela Sociedade de Especialistas Latinoamericanos em Sensoriamento Remoto.

Entre os sistemas que serão mostrados durante o XII SBSR, destaca-se o sensor MODIS (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer), instrumento a bordo dos satélites Terra e Aqua utilizado no estudo da terra, oceano e atmosfera. Um mapeamento da cobertura da terra dos Estados de Goiás e Tocantins feito com o MODIS será apresentado no evento. "Foram obtidos bons resultados na classificação da cobertura da terra em áreas de cerrado, com intuito de mapear e quantificar as áreas remanescentes. Sua funcionalidade já tinha sido comprovada em estudos envolvendo outras regiões, como na floresta Amazônica e Mata Atlântica", diz Yosio Edemir Shimabukuro, pesquisador do INPE. Um curso sobre o MODIS será realizado no domingo (17). O equipamento fornece recobrimento global e contínuo diariamente, com resoluções espaciais variando de 250m a 1000m. As imagens do MODIS já vêm georreferenciadas e corrigidas para os efeitos atmosféricos, como nuvens, aerossóis, etc.

Por causa da crescente utilização dos produtos deste sensor, foram ainda reservados períodos especiais do simpósio para dois workshops - na segunda (18) e terça-feira (19) das 9h às 12 horas - apresentando aplicações e novos resultados científicos obtidos com MODIS, principalmente nas áreas de cobertura vegetal e ecossistemas.

Mais informações sobre o simpósio no site www.ltid.inpe.br/sbsr2005


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.