Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Revista Brasileira de Cartografia edita trabalhos do XII SBSR

por INPE
Publicado: Abr 12, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 12 de abril de 2005

A Revista Brasileira de Cartografia (RBC) publica em abril uma edição especial, divulgando oito trabalhos completos que constam da programação do XII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, a ser realizado de 16 a 21 de abril em Goiânia - GO. A publicação, pertencente à Sociedade Brasileira de Cartografia, Geodésia, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto, será lançada durante o simpósio.

Dos 603 trabalhos aprovados para o XII SBSR, 40 foram selecionados pelo Comitê Científico do Simpósio e avaliados pela equipe da revista. Com ênfase no caráter de inovação e avanço cientifico, a escolha dos temas a serem publicados foi feita de forma a contemplar diferentes áreas de aplicação do sensoriamento remoto, através das pesquisas de diversas instituições.

Para o organizador do XII SBSR, José Carlos Neves Epiphanio - pesquisador do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia -, a iniciativa é uma oportunidade para que pesquisadores de sensoriamento remoto e áreas afins publiquem seus trabalhos em uma revista de nível internacional, com conceito "A" segundo avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A RBC também se fortalece, na medida em que amplia o seu público leitor e aumenta a circulação da revista na comunidade científica que atua na área de sensoriamento remoto, segundo o Prof. Nilton Nobuhiro Imai, da Comissão Editorial da RBC. "A parceria com o SBSR foi realizada com base no alto nível alcançado pelo evento. Com essa iniciativa, esperamos fortalecer o vínculo da RBC com a comunidade de pesquisadores das áreas de sensoriamento remoto e geoprocessamento do Brasil", afirmou.

A edição especial terá tiragem de 2,5 mil exemplares, que serão distribuídos gratuitamente a todos os participantes regularmente inscritos no XII SBSR. Haverá ainda uma edição digital disponibilizada na Internet, no site da RBC (www.prudente.unesp.br/rbc). Aqueles que não participarem do simpósio, devem inscrever-se como sócios da Sociedade Brasileira de Cartografia para receber a revista.

Os trabalhos que não integraram os 40 inicialmente selecionados poderão ser submetidos à RBC, a critério do autor, para publicação nas edições semestrais.

Mais informações no site da Revista Brasileira de Cartografia (http://www.prudente.unesp.br/rbc) e do XII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (http://www.ltid.inpe.br/sbsr2005).


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.