Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Simpósio apresenta novo sistema de monitoramento da Amazônia

por INPE
Publicado: Mar 31, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 31 de março de 2005

Os resultados dos primeiros seis meses do Programa DETER - Detecção de Desmatamento em Tempo Real serão apresentados durante o XII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (http://www.ltid.inpe.br/sbsr2005), que acontece em Goiânia - GO, nos próximos dias 16 a 21 de abril. O Programa DETER foi desenvolvido pelo INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério do Meio Ambiente e do IBAMA.

Desde fevereiro, o DETER pode ser acessado pela Internet, e coloca á disposição dados como o local e a área de desmatamento na Amazônia, classificados por período observado e faixa de área (maior que 25 hectares até mais de 5 mil hectares). Até o momento, é possível obter dados processados mensalmente, no período de agosto de 2003 a outubro de 2004. Para 2005, a meta é aumentar a freqüência de liberação dos dados para duas a três vezes ao mês.

O DETER não tem como objetivo calcular a extensão das áreas desmatadas - função já exercida pelo Projeto PRODES, que divulga anualmente as taxas de desmatamento da Amazônia Legal através do monitoramento por satélite. O DETER foi desenvolvido para fornecer rapidamente aos órgãos de controle ambiental informações periódicas sobre eventos de desmatamento, para que o governo possa tomar medidas de contenção. Como o sistema produz informação em tempo "quase real" sobre as regiões onde estão ocorrendo novos desmatamentos, a sociedade brasileira passa a dispor de uma ferramenta inovadora de suporte àgestão de terras na Amazônia.

Mais informações sobre o DETER podem ser obtidas na página www.obt.inpe.br/deter.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.