Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Ministro destaca papel do INPE para inteligência do país

por INPE
Publicado: Ago 05, 2011
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 05 de agosto de 2011

Imagem Ministro destaca papel do INPE para inteligência do país

A importância do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) dentro de uma “inteligência estratégica para o Brasil” foi destacada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, na comemoração do cinquentenário da instituição realizada nesta quinta-feira (4/8), em São José dos Campos (SP). 
 
Na ocasião, foi lançado o Plano Diretor do INPE, que apresenta metas de curto e médio prazo, com ênfase nos programas de satélites (documento disponível aqui). Durante a cerimônia foram realizadas diversas homenagens a servidores da instituição. O INPE foi, ainda, homenageado pela Câmara Municipal.

“Toda essa tecnologia, essa inteligência, é um orgulho do Brasil, uma contribuição imensa ao desenvolvimento do país”, disse Mercadante, após lembrar o uso dos dados e serviços do INPE no planejamento territorial, no combate ao desmatamento, na prevenção diante de desastres naturais e na agricultura. Ele parabenizou os funcionários e a direção, dizendo que o instituto ajuda a transformar o Vale do Paraíba num polo industrial e tecnológico.

Para o futuro próximo, ele destacou a construção do sistema de alerta para melhorar a capacidade de prevenção diante de desmoronamentos e inundações causados pelos extremos climáticos. Falou também sobre a perspectiva de um grande avanço no monitoramento da Amazônia em 2012, com o lançamento do satélite CBERS-3.

Vocação

“O Brasil é uma potência ambiental e quer ser o primeiro país tropical desenvolvido na história da humanidade”, disse o diretor do instituto, Gilberto Câmara, em seu discurso. “O INPE é a principal instituição mundial de P&D na área de Espaço e Ambiente para a região tropical. Esta é a nossa vocação e queremos mantê-la e ampliá-la.” Confira a aqui a íntegra do discurso do diretor Gilberto Câmara.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.