Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Abertas as inscrições para atividades do Miniobservatório

por INPE
Publicado: Ago 03, 2011
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 03 de agosto de 2011

Imagem Abertas as inscrições para atividades do Miniobservatório

O Miniobservatório Astronômico da Divisão de Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) inicia inscrições para observações presenciais e remotas no 2º semestre de 2011. O agendamento de visitas presenciais pode ser feito pelo telefone (12) 3208-7277 e de observações remotas, pelo formulário eletrônico que pode ser acessado em www.das.inpe.br/miniobservatorio/obs_remotas.php

As observações astronômicas remotas estão programadas para o período de agosto a outubro, às quintas-feiras, das 19h às 21h, sendo acompanhadas por um pesquisador ou pós-graduando em Astrofísica do INPE. As sessões serão realizadas através da internet e têm caráter de educação científica informal a distância, dirigidas a estudantes brasileiros de todos os níveis.

Os participantes poderão visualizar o céu noturno a partir de seus próprios computadores, como se estivessem diante do telescópio no observatório do Instituto, localizado em São José dos Campos (SP). Também poderão realizar medidas de dimensões de astros, como planetas e aglomerados de estrelas, de uma forma lúdica e participativa.

“O sistema computacional usado nas observações remotas é bastante didático e simples de ser manipulado, dispondo, por exemplo, de um céu virtual para escolha do astro a ser apontado pelo telescópio e imageado pela câmera CCD do observatório”, explica Dr. André Milone, pesquisador do INPE responsável pelas sessões remotas.

As observações astronômicas remotas promovidas pelo INPE estão vinculadas ao projeto multi-institucional Telescópios na Escola (TnE), coordenado pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP). As imagens celestes capturadas em uma sessão remota podem ser utilizadas posteriormente em sala de aula para fixar conceitos em Matemática, Física e Astronomia de um modo interativo.

As visitas presenciais ao Miniobservatório também ocorrerão de agosto a outubro neste segundo semestre. As visitas noturnas - para visualização de astros - serão às quartas-feiras, das 19h às 21h e as diurnas - para visualização do Sol - acontecerão apenas nas quartas do mês agosto, das 14h às 15. Ambas serão acompanhadas por um pesquisador ou pós-graduando em Astrofísica do INPE, que ministrará palestra sobre um tema particular em Astronomia.

Dirigidas ao público estudantil, as visitas presenciais integram as atividades de difusão da ciência astronômica e pesquisas desenvolvidas na Divisão de Astrofísica do INPE. As atividades do Miniobservatório, em funcionamento há oito anos, são gratuitas e já atenderam milhares de estudantes de todo o país.

Mais informações em:

http://www.das.inpe.br/miniobservatorio/

Projeto Telescópios na Escola (TnE):

http://www.telescopiosnaescola.pro.br/



Miniobservatório Astronômico do INPE, em São José dos Campos


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.