Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Agitação do mar e chuvas intensas devem atingir o sul do país nos próximos dias

por INPE
Publicado: Mai 05, 2004
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 05 de maio de 2004

Nos próximos dias são esperados ventos moderados e fortes (podendo ultrapassar 70 Km/h), agitação marítima e chuvas fortes nos estados da região Sul, principalmente na faixa leste. As informações são do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC/INPE, órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Isso ocorrerá devido à presença de um anticiclone (área com pressão atmosférica relativamente alta e ventos girando no sentido anti–horário) na superfície. Esse sistema está se deslocando pelo Oceano Atlântico, próximo a Buenos Aires, favorecendo ventos de leste e sudeste com intensidade moderada e forte entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Simultaneamente a esse evento, está se formando um sistema de baixa pressão, conhecido como ciclone extratropical sobre o Oceano Atlântico, próximo à costa das regiões Sul e Sudeste do Brasil. As áreas atingidas com chuvas fortes e ventos intensos serão o leste da região Sul e, em menor intensidade, o litoral de São Paulo. De acordo com a previsão, esse sistema de baixa pressão estará atuando entre os dias 05 e 08 de maio.
Os modelos de previsão oceânica prevêem que o mar estará agitado com ondas variando entre 2 m e 5 m de altura próximo à costa do RS e SC. O acumulado de chuva durante esses dias poderá ultrapassar 100 mm em 24 horas, principalmente na faixa leste do RS e de SC. Ressalta-se que fenômenos como esse (ciclone extratropical) ocorrem com certa freqüência principalmente entre os meses de abril a setembro.
Um monitoramento mais intensivo está sendo feito e outros boletins serão divulgados oportunamente.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.