Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Satélite testado no INPE é lançado nos EUA

por INPE
Publicado: Jun 10, 2011
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 10 de junho de 2011

Imagem Satélite testado no INPE é lançado nos EUA

Para estudar a relação entre os níveis de salinidade dos oceanos, o clima terrestre e as mudanças ambientais, o satélite SAC-D/Aquarius foi lançado por um foguete Delta II nesta sexta-feira (10/6) da base de Vandenberg, na Califórnia, Estados Unidos. De junho de 2010 a março de 2011, o satélite passou por ensaios ambientais no Laboratório de Integração de Testes (LIT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP).

O objetivo da campanha de ensaios foi demonstrar que o satélite estava preparado para resistir ao lançamento e ao ambiente na órbita da Terra.

O SAC-D, Satélite de Aplicações Científicas da Argentina, leva a bordo o Aquarius, equipamento inovador para monitorar a salinidade oceânica desenvolvido pelo Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA. Para a realização dos testes no Brasil, o LIT/INPE aperfeiçoou procedimentos para adequação aos exigentes protocolos da agência espacial americana.

No decorrer da campanha de medidas físicas e ensaios ambientais, mais de trezentos profissionais estrangeiros trabalharam nas instalações do LIT/INPE, o único laboratório do gênero no Hemisfério Sul capacitado para a realização de atividades de montagem, integração e testes de satélites e seus subsistemas.

Foram realizados testes de interferência e compatibilidade eletromagnéticas, vibração, vibro-acústico, choque de separação, vácuo-térmico, além das medidas de propriedades de massa do satélite. A impossibilidade de reparo em órbita torna imprescindível a simulação em Terra de todas as condições que o satélite irá enfrentar desde o seu lançamento até o final de sua vida útil no espaço.

José Sérgio de Almeida e Andreia Fatima Sorice Genaro, engenheiros do LIT/INPE, acompanharam as atividades que antecederam o lançamento na base norte-americana, bem como a partida do foguete na manhã desta sexta-feira.

Mais informações sobre a missão espacial do SAC-D/Aquarius na página www.nasa.gov/mission_pages/aquarius


SAC-D/Aquarius em teste no LIT/INPE


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.