Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE integra coordenação do Programa Microgravidade

por INPE
Publicado: Abr 30, 2004
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 30 de abril de 2004

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, participa no próximo dia 14/05 da primeira reunião sobre o Anúncio de Oportunidades (AO) do Programa Microgravidade, que possibilitará às universidades e institutos de pesquisa a realização de experimentos em ambiente de “gravidade zero” (baixa gravidade).
O encontro, promovido pela Agência Espacial Brasileira (AEB), contará também com a presença de representantes do Centro Técnico Aeroespacial (CTA/IAE) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC). As instituições integram o Comitê de Coordenação e a Comissão Técnico-Científica que irão definir os requisitos e critérios para avaliação das propostas apresentadas pelos interessados.
A previsão é de que os experimentos, embarcados em um foguete VS-30, sejam lançados em julho de 2005, do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.
Já em dezembro deste ano, entretanto, deverá ocorrer um vôo sub-orbital caracterizado como Operação Cumã II, levando os mesmos seis experimentos da Operação Cumã I. O primeiro lançamento dessa operação foi realizado em dezembro de 2002, sem sucesso. A separação prematura da plataforma que abrigava os experimentos impediu que fosse atingido o tempo de baixa gravidade necessário à realização da maior parte das experiências.
O INPE embarcará no Cumã II um forno multi-usuário de até 1.000 ºC para solidificação em microgravidade de amostra de ligas metálicas semi-condutoras em geral. Esse forno, cujo projeto é de autoria do pesquisador do INPE Irajá Bandeira, deverá ser utilizado durante o vôo para uma experiência em ligas semicondutoras  do próprio INPE e um experimento de difusão térmica de nanopartículas metálicas em materiais vítreos da Universidade Federal de Pernambuco.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.