Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Brasil e China ampliam bases do Programa CBERS

por INPE
Publicado: Jun 01, 2004
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 01 de junho de 2004

Sistema de Segmento Solo e Aplicações dará prioridade à indústria nacional

Um Memorando de Entendimento assinado pelos governos do Brasil e da China na última semana constitui-se no primeiro passo para o desenvolvimento conjunto de um sistema de aplicações para o Programa CBERS – Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres, visando a produção de estações de recepção e o fornecimento e comercialização, para países além de China e Brasil, de imagens geradas pelos satélites. O documento estabelece que a infra-estrutura do sistema de aplicações será desenvolvida utilizando, prioritariamente, tecnologias chinesa e brasileira.

A iniciativa do Brasil e da China irá ocupar um importante espaço no mercado internacional de imagens para sensoriamento remoto, uma vez que alguns dos principais satélites com características semelhantes às do satélite CBERS ou estão no final de sua vida útil, ou apresentam problemas na geração de imagens.

O Protocolo Complementar que regulamenta e define as políticas dessa nova cooperação deve ser assinado até o segundo semestre deste ano, no Brasil, por ocasião da realização da primeira reunião do Comitê de Coordenação do Programa, que, com representantes chineses e brasileiros, objetiva discutir, entre outros temas, a política de aplicações dos produtos dos satélites CBERS-3 e CBERS-4.

O Memorando de Entendimento aponta para uma ampliação da cooperação no Programa CBERS, com a extensão de seu escopo, inicialmente limitado ao segmento espacial. No protocolo, serão estabelecidas as normas para o funcionamento das estruturas do segmento solo e de aplicações.

Atualmente, o uso das imagens do CBERS-2, que opera com sucesso desde o seu lançamento em outubro de 2003, é restrito ao Brasil e à China. Em breve, o ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, anunciará a disponibilidade ao público do território nacional, gratuitamente, o catálogo de imagens do CBERS-2. Para acesso aos arquivos, bastará o preenchimento de um cadastro. Ainda em fase de avaliação, a medida, secundada por um sistema de busca ágil e interface gráfica atraente, visa democratizar ao máximo a utilização do sensoriamento remoto no Brasil.

HISTÓRICO – A assinatura de um acordo entre o Brasil e a China em julho de 1988 foi o início da cooperação sino-brasileira para o desenvolvimento conjunto de satélites de observação da Terra. Na China, a implementação do Programa CBERS ficou a cargo da CAST (Chinese Academy of Space Technology/Academia Chinesa de Tecnologia Espacial) e no Brasil, do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

O primeiro satélite, o CBERS-1, foi lançado em outubro de 1999, a partir da base de Taiyuan, na China, e operou com sucesso até agosto de 2003. O segundo satélite, o CBERS-2 – uma réplica do CBERS-1 – foi lançado em outubro de 2003 e opera com total êxito.

O desenvolvimento e lançamento dos dois novos satélites, com características mais avançadas que as do CBERS-1 e CBERS-2, foi definido em acordo assinado em novembro de 2002. O lançamento do CBERS-3 está previsto para 2007 e o do CBERS-4, para 2010.

Enquanto que na cooperação relativa aos satélites CBERS-1 e CBERS-2 as participações brasileira e chinesa foram de 30% e 70%, respectivamente, no novo acordo a participação brasileira foi ampliada para 50%, igualando a nossa responsabilidade à do lado chinês.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.