Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

III Curso de Satélites Meteorológicos

por INPE
Publicado: Mar 02, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 02 de março de 2005

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e a European Organisation for the Exploitation of Meterorological Satellites (EUMETSAT) realizam, de 7 a 18 de março, em Cachoeira Paulista (SP), o III Curso de Satélites Meteorológicos para os Países de Língua Portuguesa.

O curso aborda assuntos ligados ao uso e aplicações de satélites meteorológicos e enfoca as pesquisas mais recentes neste âmbito, tais como: Radiação Solar, Sondagem Atmosférica, Meteorologia Tropical, Queimadas, Agrometeorologia, Precipitação e Oceanografia por Satélite.

O curso está dividido em aulas teóricas e práticas e será ministrado nas dependências do CPTEC/INPE, por professores (pesquisadores/doutores) especializados na área de Meteorologia provenientes do INPE e de instituições convidadas do Brasil e do Exterior.

Foram selecionados, a partir de 180 inscrições recebidas, 32 alunos de diversos países africanos (Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Angola, Guiné Bissau), de Portugal e de várias instituições brasileiras.

O curso está sendo financiado pela EUMETSAT, que tem interesse em que países de língua portuguesa aprendam a trabalhar com a nova geração de satélites que a organização está lançando.

O Comitê Organizador do III Curso de Satélites Meteorológicos para os Países de Língua Portuguesa disponibilizou o cronograma e maiores informações no site http://www.cptec.inpe.br/eumetsat.

Comitê Organizador:

Luiz Augusto Toledo Machado - INPE
machado@cptec.inpe.br
José Prieto - EUMETSAT
prieto@eumetsat.de
Fábio Loyolla - INPE
iararna@cptec.inpe.br
Ana Lúcia Magalhães - INPE
analu@cptec.inpe.br

Endereço:

CPTEC/INPE
Rod. Presidente Dutra, km 39,5
Caixa Postal 01
12630-000 Cachoeira Paulista, SP
Brasil
Tel. (12) 3186-9399
Fax (12) 3186-92


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.