Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Comunidade amazônica quer a continuidade do LBA

por INPE
Publicado: Jul 30, 2004
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 30 de julho de 2004

A comunidade amazônica quer a continuidade do LBA - Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia, com a liderança científica brasileira. A afirmação é do coordenador científico do LBA e pesquisador do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Carlos Nobre. Para dar continuidade ao experimento, que tem seu término previsto para 2006, seriam necessários investimentos da ordem de R$ 15 milhões de reais/ano, para a concessão de bolsas e fixação de pessoal, infra-estrutura das instituições amazônicas e custeio de aproximadamente 30 estudos.
Segundo Nobre, que participou da 3ª Conferência Científica do LBA, realizada de 27 a 29 de julho, em Brasília, nos seis anos de existência do experimento, foram gastos US$ 80 milhões, divididos entre o Brasil (40%), instituições americanas (40%) e européias (20%). A continuidade do programa passa pela rediscussão das temáticas do LBA. Em uma eventual nova etapa, seriam privilegiados os temas ligados às Dimensões Humanas da ocupação da Amazônia - área que atingiu proporções extremamente relevantes nos últimos seis anos. "Entender a dinâmica humana da ocupação é fundamental para o sucesso de qualquer política pública que se venha a adotar", afirmou o pesquisador.
Para o coordenador da 3ª Conferência do LBA, Paulo Artaxo, a formação de uma massa crítica de conhecimentos que permita o estabelecimento de políticas públicas sólidas, embasadas cientificamente é a grande contribuição do LBA à sociedade.
O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) é o responsável pelo gerenciamento do projeto LBA, enquanto o INPA, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, responde pela coordenação científica, o que inclui coordenar o trabalho de 288 instituições parceiras.

Para ler os Temas do Dia:

http://www.lbaconferencia.org/port/highlights.htm

Para ler outros releases:

www.lbaconferencia.org/eng/press_0721

Releases em inglês:

www.lbaconferencia.org/port/press_0721.htm

Informações:

Assessoria de Imprensa LBA
Gloria Malavoglia - tel. (061) 316-6445 ou 316-6813


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.