Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Brasil assume o controle do CBERS-2

por INPE
Publicado: Jul 23, 2004
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 23 de julho de 2004

A partir desta sexta-feira (23), o Brasil passa a controlar o CBERS-2 (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), através do Centro de Controle de Satélites do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Desde o lançamento do satélite, em outubro de 2003, o controle vinha sendo feito pela China, através da XSCC (Xi’an Satellite Control Center/Centro de Controle de Satélites de Xi’an).

O Brasil será responsável pelo controle do CBERS-2 nos próximos 8 meses. O monitoramento do satélite é feito simultaneamente pelos dois países e cada país aciona instrumentos conforme solicitações de seus usuários. Porém, somente uma das partes por vez fica com a responsabilidade de promover as ações necessárias à manutenção da qualidade do desempenho do equipamento em órbita.

Atualmente, cabe ao INPE acionar as câmeras do satélite durante suas passagens pelo território brasileiro ou, em caso de solicitações, em outras áreas do planeta cobertas pelo CBERS-2. A China realiza o mesmo procedimento, em relação ao seu território.

Com a passagem do controle para o Brasil, o INPE deverá monitorar e corrigir a trajetória do satélite, quando necessário, através do acionamento dos propulsores de bordo. A correção periódica se faz necessária devido ao decaimento da órbita, acentuado pela degradação natural da trajetória orbital. As diferenças de altura causam um deslocamento na posição do satélite, que prejudica, por exemplo, a montagem de mosaicos das imagens geradas.

Outra função do INPE será a manutenção da sincronia do relógio de bordo com o horário da Terra. Esse fator também garante a qualidade das imagens geradas.

Uma terceira responsabilidade será a constante atualização dos parâmetros orbitais do satélite. 

O Brasil já realizou a mesma tarefa, em dois períodos distintos, durante a permanência em órbita do CBERS-1.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.