Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

São Paulo é a 9ª em incidência de raios

por INPE
Publicado: Dez 14, 2004
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 14 de dezembro de 2004

São Paulo está entre as dez cidades com maior incidência de raios na região sudeste, segundo estudo realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com a Usina de Furnas (RJ).

Os dados foram divulgados esta semana, em uma tabela que traz a média de raios/km2/ano de mil municípios do sudeste e dos estados do Paraná e Goiás. A média de raios/km2/ano na capital paulista é de 7,7, contra 11 raios/km2/ano em São Caetano do Sul (SP), que ocupa o primeiro lugar no ranking.

O Brasil acumula prejuízos de R$ 500 milhões anuais, causados pelos raios, principalmente no setor elétrico. A região sudeste do país é a de maior consumo de energia elétrica da América do Sul e também a que apresenta o maior prejuízo - cerca de R$ 400 milhões/ano.

O estudo, pioneiro no país, permite determinar as regiões de maior incidência de raios com uma precisão da ordem de um quilômetro. Para o levantamento dos dados sobre as descargas elétricas, foram instalados 25 sensores, cobrindo seis estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Goiás).

Os resultados do trabalho devem permitir nos próximos anos melhorias nos mecanismos de proteção contra os raios, nas regiões onde sua incidência é maior.

Mortes

Aproximadamente cem pessoas morrem e 500 ficam feridas anualmente no Brasil, em conseqüência da queda de raios. Desse total, 25% estão no estado de São Paulo.

A página do ELAT na Internet traz dicas de como se proteger contra os raios.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.